//

Já há fotos da Terra após o Apocalipse climático

2

Uma foto da Sagrada Família em ruínas, uma outra de uma estância de esqui nos Alpes sem neve, e a mítica Veneza fotografa sem água nos canais? Sim, um artista plástico russo “fotografou” o futuro e trouxe-nos imagens de uma Terra que já sofreu as consequências das alterações climáticas.

O designer industrial, artista plástico e director de arte digital russo Evgeny Kazantsev desenvolveu uma série de ilustrações foto-realísticas que nos trazem uma visão de um mundo possível, no qual as alterações climáticas provocaram mudanças na paisagem urbana e natural e até no estilo de vida do Homem.

Quer tenham sido causadas por terramotos, secas, tempestades, alterações profundas das temperaturas, ou outro qualquer fenómeno natural, as “fotos” imaginárias do designer russo  trazem-nos visões assustadoras de um futuro inesperado.

E se a maior parte das visões de Kazantsev parecem longe de poder tornar-se realidade (pelo menos, no nosso tempo de vida), o mais preocupante é que algumas já aconteceram – ou algo parecido.

Tal é o caso, por exemplo, das tempestades de areia em Barcelona, ou dos canais de Veneza a secar – acontecimentos que já ocorreram, porventura de forma um pouco menos dramatica do que a captada por Kazantsev.

As 12 imagens da série “Cataclysm Happens” foram criadas por Kazantsev para as agências publicitárias Bang! Bang! / Burjui Design Bureau, e usadas num calendário da companhia de seguros russa Gefest.

E a poderosa mensagem que a seguradora pretende passar-nos com esta campanha é muito simples.

“Se não alteramos o rumo das coisas, espere o inesperado“.

AJB, ZAP

2 Comments

  1. Será mesmo um “futuro tão inesperado”? Não me parece, o planeta ao longo de milhões de anos sempre foi assolado por grandes alterações climatéricas que deram origem a extinções em massa. Não será agora, por nós aqui estarmos, que isso vai mudar. Mais cedo ou mais tarde o Homem vai ter que se confrontar com essa realidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.