Já estão escolhidos os finalistas do Festival da Canção 2020

A final está marcada para 7 de março, em Elvas, no Coliseu Comendador José Rondão de Almeida. O vencedor representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Roterdão, na Holanda.

Os temas Abensonhado, Mais real que o amor, Diz só e Não voltes mais qualificaram-se para a final do Festival da Canção 2020, após garantirem o apuramento na segunda semifinal, realizada sábado à noite em Lisboa.

Na segunda semifinal do concurso, transmitida em direto na RTP1 e realizada nos estúdios de Lisboa, foram apuradas as canções Abensonhado, composta e interpretada por Jimmy P, Mais real que o amor, escrita por Pedro Jóia e interpretada por Tomás Luzia, Diz só, da autoria de Dino D’Santiago e interpretada por Kady, e Não voltes mais, composta e interpretada por Elisa Rodrigues.

De fora da final, marcada para 7 de março, em Elvas, no Coliseu Comendador José Rondão de Almeida, ficaram os temas Cegueira (composto e interpretado por Dubio e +351), Dói-me o país (composto por António Avelar de Pinho e interpretado por Luiz Caracol e Gus Liberdade), Cubismo enviesado (Hélio Morais/Judas) e Quero-te abraçar (Cláudio Frank).

O vencedor do Festival da Canção vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Roterdão (Holanda). As semifinais realizam-se nos dias 12 e 14 e a final no dia 16.

Portugal só venceu uma vez, em 2017, com o tema Amar pelos dois, interpretado por Salvador Sobral e escrito pela sua irmã, Luísa Sobral.

Nas semifinais nacionais, o peso das votações foi repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos foram escolhidos pela RTP e do qual fizeram parte os cantores Anabela, Conan Osiris, Héber Marques, Miguel Ângelo, a rapper Capicua, a radialista Isilda Sanches e o jornalista Rui Miguel Abreu.

Na primeira semifinal, que se realizou em 22 de fevereiro, já tinham sido escolhidas para passar à final: Passe-Partout (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco), Medo de Sentir (Marta Carvalho/Elisa), Gerbera Amarela do Sul (Filipe Sambado) e Movimento (Throes+The Shine).

Dos 16 compositores participantes na edição deste ano do Festival da Canção, 14 foram convidados pela RTP e os outros dois escolhidos através de dois concursos: Cláudio Frank via o programa Masterclass da Antena 1, aberto a quem não tenha até aqui música editada, e Dubio feat. +351 “através de um concurso de livre submissão pública”.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

Lusa // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …

China pede a membro do Governo japonês que beba água de Fukushima

O Japão garante que a água de Fukushima que vai despejar no Pacífico não representa nenhum perigo para a saúde e pode até ser consumida. Para o provar a China pediu a um oficial japonês …

Emirados Árabes Unidos anunciaram a primeira mulher astronauta da história do país

Nora Al-Matrooshi é a primeira mulher astronauta dos Emirados. A contratação é vista como um marco histórico para os Emirados Árabes Unidos. Nora foi escolhida para o programa Sheik Mohammed. Os Emirados Árabes Unidos contrataram a …

Investigação sobre cultivo de células humanas em macacos é "mais um passo" para compreender doenças

Investigadores de instituições chinesas e norte-americanas conseguiram integrar células humanas em embriões de macacos, um avanço na pesquisa biomédica sobre determinadas doenças e transplante de órgãos, defende um estudo hoje divulgado. "Um objetivo importante da biologia …