Já estão escolhidos os finalistas do Festival da Canção 2020

A final está marcada para 7 de março, em Elvas, no Coliseu Comendador José Rondão de Almeida. O vencedor representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Roterdão, na Holanda.

Os temas Abensonhado, Mais real que o amor, Diz só e Não voltes mais qualificaram-se para a final do Festival da Canção 2020, após garantirem o apuramento na segunda semifinal, realizada sábado à noite em Lisboa.

Na segunda semifinal do concurso, transmitida em direto na RTP1 e realizada nos estúdios de Lisboa, foram apuradas as canções Abensonhado, composta e interpretada por Jimmy P, Mais real que o amor, escrita por Pedro Jóia e interpretada por Tomás Luzia, Diz só, da autoria de Dino D’Santiago e interpretada por Kady, e Não voltes mais, composta e interpretada por Elisa Rodrigues.

De fora da final, marcada para 7 de março, em Elvas, no Coliseu Comendador José Rondão de Almeida, ficaram os temas Cegueira (composto e interpretado por Dubio e +351), Dói-me o país (composto por António Avelar de Pinho e interpretado por Luiz Caracol e Gus Liberdade), Cubismo enviesado (Hélio Morais/Judas) e Quero-te abraçar (Cláudio Frank).

O vencedor do Festival da Canção vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Roterdão (Holanda). As semifinais realizam-se nos dias 12 e 14 e a final no dia 16.

Portugal só venceu uma vez, em 2017, com o tema Amar pelos dois, interpretado por Salvador Sobral e escrito pela sua irmã, Luísa Sobral.

Nas semifinais nacionais, o peso das votações foi repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos foram escolhidos pela RTP e do qual fizeram parte os cantores Anabela, Conan Osiris, Héber Marques, Miguel Ângelo, a rapper Capicua, a radialista Isilda Sanches e o jornalista Rui Miguel Abreu.

Na primeira semifinal, que se realizou em 22 de fevereiro, já tinham sido escolhidas para passar à final: Passe-Partout (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco), Medo de Sentir (Marta Carvalho/Elisa), Gerbera Amarela do Sul (Filipe Sambado) e Movimento (Throes+The Shine).

Dos 16 compositores participantes na edição deste ano do Festival da Canção, 14 foram convidados pela RTP e os outros dois escolhidos através de dois concursos: Cláudio Frank via o programa Masterclass da Antena 1, aberto a quem não tenha até aqui música editada, e Dubio feat. +351 “através de um concurso de livre submissão pública”.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

// Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.