Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo.

Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. O resultado é uma música peculiar que nos permite “ouvir” a nossa galáxia.

Segundo o New Atlas, o processo parte de pontos-chave de dados em imagens – como galáxias, estrelas ou nuvens de gás cósmico – e atribui sons a estes corpos celestes que variam dependendo da sua localização, brilho, bem como de outros fatores.

A luz de objetos localizados no topo da imagem é ouvida em tons mais altos, enquanto a intensidade da luz controla o volume. Estrelas e fontes compactas são convertidas em notas individuais, enquanto nuvens extensas de gás e poeira produzem um zumbido em evolução.

Os dados usados para fazer a sonificação do Bullet Cluster, por exemplo, foram recolhidos pelo Chandra X-ray Observatory e pelo Hubble Space Telescope. Esta vasta estrutura cósmica é famosa por ser a primeira prova direta da matéria escura.

Apesar de as observações do Hubble serem capturadas na secção ótica do espetro, o que significa que são visíveis a olho nu, o Chandra foi especialmente projetado para capturar a luz que existe na parte do espetro de raios-X, que seria invisível para os seres humanos.

Nestes vídeos, a NASA atribuiu à luz normalmente invisível uma cor. Neste caso, os dados do Chandra aparecem a cor-de-rosa, o que permite não só visualizar os dados através de uma imagem estática, como também ouvi-los.

Os dados que indicam as propriedades da matéria escura dos dois aglomerados de galáxias em colisão que compõem a imagem são representados com os tons de frequência mais baixa, enquanto os raios-X são representados com frequências mais altas.

Para adicionar variedade à sinfonia cósmica, o tom dos sons aumenta dependendo da posição dos dados: os pontos próximos ao topo são mais altos do que aqueles próximos à parte inferior da imagem.

No coração da Nebulosa do Caranguejo está uma estrela de neutrões a girar, que é tudo o que resta de um corpo estelar outrora massivo. Dados do Hubble, do Chandra e do Spitzer foram combinados para criar esta imagem. Para a sonificação, foi atribuído um grupo diferente de instrumentos a cada um dos diferentes comprimentos de onda.

Assim, os instrumentos de corda foram aplicados aos dados de luz ótica roxa do Hubble, enquanto instrumentos de latão foram aplicados aos dados de raios-X do Chandra, que aparecem a branco e azul. A contribuição do infravermelho do Spitzer, observada a rosa, pode ser ouvida como instrumentos de sopro.

A sonificação final é uma representação de áudio em time-lapse de uma onda de choque que se formou através de uma massa de material rejeitado na sequência de outra explosão violenta de supernova, conhecida como 1987A.

Além de impressionante, este processo também é inclusivo, já que permite que pessoas com deficiência visual explorem o Espaço através do som.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …