/

Afinal, o IVA Zero continua em 2024 (mas vai durar pouco)

Medida termina no dia 31 de Dezembro deste ano mas o Governo “foi sensível” aos argumentos das empresas de distribuição.

O IVA zero vai terminar em 2024. Ainda foi prolongado até Dezembro deste ano mas iria terminar no final deste ano.

Será substituído pelo reforço das prestações sociais que devem ajudar cerca de 1.5 milhões de portugueses com menores rendimentos.

O fim da medida aplicada em Abril estava marcado para o dia 31 de Dezembro de 2023 – mas, afinal, ainda se vai prolongar para 2024. Mas só durante uns dias.

O Governo “foi sensível” aos argumentos das empresas de distribuição, disse Gonçalo Lobo Xavier, director-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED).

A APED tinha pedido ao Governo mais uns dias da medida no próximo ano para terem mais tempo de adaptação à reposição dos preços com o IVA.

Assim, o último dia do IVA Zero será a 9 de Janeiro de 2024. No dia 10, domingo, voltam os preços com o Imposto sobre Valor Acrescentado, anuncia o Dinheiro Vivo.

“São nove dias vitais para prepararmos toda a reposição dos preços nas prateleiras e nos sistemas informáticos. É uma questão de ordem prática e de respeito pelos trabalhadores”, comentou Gonçalo Lobo Xavier.

Recorde-se que as semanas anteriores serão focadas nas vendas relacionadas com o Natal.

Tal como já tem sido comentado, a APED prevê que os preços devem aumentar “consideravelmente” no início de 2024, devido ao regresso do IVA Zero. Mas não arrisca avançar uma percentagem média.

A associação espera ainda que o próximo Governo tenha uma nova visão sobre os vários escalões e taxas de IVA.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.