Israel vai deixar de entregar às famílias os restos mortais de membros do Hamas

africa-renewal / Flickr

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Israel decidiu este domingo não entregar às famílias os corpos de membros do movimento radical palestiniano Hamas mortos durante ataques anti-israelitas, que vai passar a enterrar, anunciou o governo israelita.

A decisão foi tomada pelo Gabinete de Segurança israelita um dia depois da divulgação pelo braço armado do movimento que controla a faixa de Gaza de um vídeo de propaganda, no qual o movimento troça de um soldado israelita que diz deter e que, segundo Israel, foi morto durante a guerra de Gaza em 2014.

Segundo um comunicado divulgado no perfil do Twitter do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, o gabinete de segurança discutiu a questão dos restos mortais dos membros do Hamas.

Segundo a nota, o governo “decidiu que eles não serão entregues mas enterrados“. Israel já enterrou noutras ocasiões, em locais não revelados, os despojos de ativistas palestinianos.

Na reunião do Gabinete de Segurança foram ainda analisados modos de recuperar os restos mortais de soldados mortos na guerra de Gaza e de obter a libertação de dois civis israelitas desaparecidos na faixa de Gaza e que o Hamas terá detido, diz a nota.

Os ministros aprovaram um “plano de acção”, afirma o texto, sem dar mais pormenores.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.