/

Adiados jogos de Israel na UEFA: Israel joga na Europa porquê?

1

RG TLV / Flickr

Jogo de futebol em Israel

Há mais de 30 anos que o país asiático se juntou aos europeus, após décadas de problemas. Futebolistas portugueses já fugiram de Israrel.

A guerra inesperada em Israel abalou o mundo. O desporto, neste caso o futebol, não escapou às consequências – em menor escala, logicamente.

A UEFA anunciou que todos os jogos das selecções de Israel, que estavam agendados para os próximos dias, foram adiados.

Destaca-se o jogo importante da selecção masculina sénior, que iria receber na quinta-feira a Suíça, na qualificação para a fase final do Europeu 2024. Israel está no terceiro lugar do Grupo I, a três pontos da líder Suíça.

Para o próximo domingo está agendado jogo no Kosovo, também na qualificação para o Europeu – ainda não se sabe se esse jogo será realizado.

Os duelos dos sub-21 israelitas com Estónia e Alemã há também foram adiados, tal como os compromissos dos sub-17 diante de Bélgica, Gibraltar e País de Gales.

Israel não é na Europa…

…mas joga nas competições UEFA. Há muitos anos, na verdade. Quer a selecção nacional, quer os clubes de Israel, participam nos torneios europeus.

Apesar da oposição de outros países asiáticos, Israel começou a jogar na Confederação Asiática de Futebol (AFC) em 1954, lembra a Sky News.

Países muçulmanos recusaram jogar contra Israel. Resultado: os israelitas iriam qualificar-se para o Mundial 1958… sem jogar. Mas a FIFA arranjou uma eliminatória de última hora, com País de Gales; os galeses ganharam.

Israel venceu a Taça Asiática em 1964 (o único grande troféu internacional) – mas só participaram 5 selecções nesse torneio que se disputou precisamente em Israel. Ainda hoje a AFC ignora essa edição do campeonato, em momentos de retrospectiva.

Em 1974, após novas recusas de adversários e num contexto de (outras) guerras, a AFC expulsou Israel.

Até que a UEFA abriu as portas a Israel, que jogou na Europa a qualificação para o Mundial 1982. Mas jogou na Oceania para a qualificação dos dois Mundiais seguintes.

Já na década 1990, a situação estabilizou-se: em 1991 os clubes israelitas começaram a jogar nos torneios UEFA e Israel tornou-se membro da UEFA em 1994.

Já agora, a Palestina tornou-se membro da FIFA pouco depois, em 1998.

Portugueses fogem

Os cinco futebolistas portugueses que jogam na primeira divisão de Israel já deixaram o país.

Miguel Vítor, ex-Benfica, anunciou durante a madrugada de segunda-feira que estava de regresso a Portugal, na altura à espera do avião.

“É difícil escolher palavras para descrever a raiva e a tristeza que sinto, porque nenhuma parece suficiente. Israel não merece estar a passar por isto, as pessoas não merecem estes ataques bárbaros. As crianças israelitas (incluindo as minhas filhas), nunca deveriam ver estes vídeos horríveis e estas notícias. As crianças de Israel e os jovens não merecem viver no medo e na perda de esperança num futuro feliz”, escreveu o defesa.

Segundo o zerozero, os outros jogadores lusos também já saíram do país: Hélder Lopes, Kiko Bondoso, Miguel Silva e André Teixeira.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Não é só no Desporto… no Eurofestival é a mesma cena!!!
    Vendo a História recente, pós 2ª Guerra, foram os USA que os (re)colocaram lá!!!
    Ora, se são assim tão bons, porque não os levaram para o Alasca???!!!
    Pois, já lá têm parasitas desses a mais, principalmente ligados ao Super Negócio do Armamento!!!
    Foram colocados na Asia… que fiquem por lá!!!
    Mas, na Europa, se pagarem bem….
    Na Europa tudo tem um preço… como exemplo podemos começar pelo Desporto… ou Aviação… ou tráfico de orgãos humanos, ou…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.