Israel tem “todo o direito” de anexar o Vale do Jordão, afirma Benjamin Netanyahu

Mário Cruz / EPA

O primeiro-ministro israelita Benjamin, e o seu homólogo português, António Costa

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou na quinta-feira em Lisboa que Israel tem “todo o direito” de anexar o Vale do Jordão, adiantando que essa proposta foi discutida no encontro da véspera com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

Como noticiou o Expresso esta sexta-feira, os palestinianos ambicionam toda a Cisjordânia, capturada por Israel em 1967. O Vale do Jordão ocupa cerca de 25% da Cisjordânia, sendo uma das poucas áreas restantes que poderiam ser desenvolvidas pelos palestinianos. Mas Israel considera a área vital para a segurança do seu país.

A procuradora-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, sublinhou no seu relatório anual que esta entidade está a acompanhar “com preocupação” a proposta de anexação israelita. Questionado sobre este alerta, Netanyahu insistiu: “Israel tem todo o direito de o fazer se assim o escolhermos”.

De acordo com o Expresso, o primeiro-ministro israelita classificou o encontro com Pompeo em Lisboa, que durou 01:45, como “fundamental para a segurança israelita”, assinalando, em particular, os progressos que fizeram num pacto de defesa conjunto que oferecerá a Israel mais garantias contra um eventual futuro ataque do Irão.

Netanyahu também se reuniu com o primeiro-ministro português, António Costa, e agradeceu-lhe por ter adotado a definição de antissemitismo da Aliança para a Memória do Holocausto, que inclui algumas críticas a Israel. Da agenda da reunião constavam a cooperação tecnológica na cibersegurança e a colaboração na luta contra o terrorismo e nas áreas científicas e académicas.

O encontro entre Netanyahu e Pompeo foi o primeiro desde que a Administração norte-americana anunciou, em meados de novembro, que os EUA deixaram de considerar os colonatos israelitas na Cisjordânia “inconsistentes” com o direito internacional. A decisão significou o abandono de uma posição defendida desde 1978.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Procure-se as semelhanças com a anexação da Áustria, dos Sudetas e da Checoslováquia, espaços que foram, há cerca de 80 anos, considerados vitais para a defesa de um certo país que bem conhecemos. É incrível como a vítima passa a imitar o agressor! E cooperação no combate ao cibercrime quando ainda não foi há muito tempo descoberta uma rede de espionagem informática nas Necessidades a partir de sistemas instalados pelos israelitas? Espero que o governo tenha noção de que não se pode confiar neste Netanyahu!

RESPONDER

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …