Israel descobre fortaleza do tempo do rei David nos montes Golã

Yaniv Berman / Israel Antiquities Authority

Arqueólogos de Israel mostraram esta quarta-feira parte de uma fortaleza com cerca de 3.000 anos, descoberta nos montes Golã ocupados à Síria e que terá sido construída por aliados do antigo rei David.

A fortaleza de pedra basáltica foi descoberta perto do colonato judaico de Hispin, na zona dos Golã sírios ocupada por Israel desde 1967, quando se faziam escavações para a construção de uma nova área residencial.

Segundo Barak Tzin, que dirigiu as escavações para a Autoridade Israelita das Antiguidades, a estrutura, uma parte da qual foi apresentada esta quarta-feira à imprensa, estende-se por cerca de 1.000 metros quadrados.

No local, os arqueólogos encontraram também uma pedra esculpida com figuras chifrudas de braços estendidos e a estatueta de uma mulher com um instrumento musical que parece um tambor.

Estes são semelhantes a artefactos encontrados num outro sítio arqueológico, o de Betsaida, “ligada à capital do reino de Gesur”, estabelecido perto do lago Tiberíades, no que são hoje os montes Golã, no tempo do rei David, personagem bíblica considerada um dos fundadores do antigo Estado israelita.

Trata-se da “primeira” fortaleza deste período descoberta nos montes Golã, segundo a Autoridade Israelita das Antiguidades, e uma “nova peça do puzzle” que permitirá decifrar as relações entre o reino de David e os seus aliados de Gesur.

“Estamos apenas a começar a descobrir os Golã”, disse Tzin no local, adiantando que investigações futuras poderão permitir uma representação das fronteiras do reino de Gesur. “Pensamos que se estendia até à Síria”, adiantou.

As descobertas arqueológicas são uma questão sensível em Israel e nos territórios ocupados, sendo por vezes utilizadas por associações ou partidos para apoiar as suas reivindicações sobre lugares de memória ou terras disputadas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo recebido por Bolsonaro para encontro de trabalho seguido de almoço para "construir melhores pontes"

Marcelo Rebelo de Sousa foi esta segunda-feira recebido pelo chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, em Brasília para um encontro de trabalho seguido de almoço, que o Presidente português espera sirva para “construir melhores pontes” …

Sindicatos de Polícias reiteram insatisfação com subsídio de risco proposto pelo Governo

Dois sindicatos da Polícia de Segurança Pública (PSP) reiteraram esta segunda-feira, à saída de audiências com uma assessora da Presidência da República, a insatisfação das forças de segurança em relação ao subsídio de risco proposto …

Nova Zelândia. Crise imobiliária leva a aumento no número de desabrigados

Os elevados preços na habitação na Nova Zelândia está a ter um "impacto punitivo" nas comunidades marginalizadas, deixando muitas pessoas desabrigadas, revelou esta segunda-feira a comissão de direitos humanos, ao mesmo tempo que lança um …

Novo Banco passa de prejuízos a lucros de 137,7 milhões de euros no 1.º semestre

O Novo Banco teve lucros de 137,7 milhões de euros no primeiro semestre, que compara com os prejuízos de 555,3 milhões de euros do mesmo período de 2020, divulgou esta segunda-feira o banco. Esta é a …

Liliana Cá termina no quinto lugar do lançamento do disco

Liliana Cá terminou esta segunda-feira no quinto lugar o concurso do lançamento do disco dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a melhor classificação de sempre de uma portuguesa na disciplina, com 63,93 metros no segundo ensaio, que …

Ordem dos Médicos apela a rápida revisão da norma sobre vacinação dos jovens

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou esta segunda-feira que a decisão da Direção-Geral da Saúde sobre a vacinação dos jovens cria desigualdades e contribui para entropia no processo de vacinação, apelando a uma "rápida …

Repressão em Hong Kong. Cantor e ativista detido por "conduta corrupta"

O ativista pró-democracia e cantor Anthony Wong foi detido esta segunda-feira em Hong Kong, sob acusações de violar a lei ao atuar num comício, há três anos. O órgão anticorrupção de Hong Kong disse que, no …

Empresa de vestuário Dielmar sucumbiu à covid-19 e pediu insolvência

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da …

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …