/

Mexidas no IRS Jovem dão mais um mês de salário em cinco anos

4

José Sena Goulão / Lusa

O IRS Jovem vai ser aumentado para cinco anos. Ao longo desse período, os beneficiários vão poupar o equivalente a um mês de salário.

O alargamento do IRS Jovem anunciado por António Costa, aumentando de três para cinco anos, pode significar mais um mês de salário para os beneficiários — distribuído por esses cinco anos. A simulação foi pela pela PwC para o Jornal de Negócios.

Feitas as contas, se um jovem tem um rendimento mensal bruto de 1.000 euros, a poupança de IRS ao fim dos cinco anos de aplicação do regime vai ser de 2.038,29 euros. Isto são mais 926,5 euros do que no anterior regime de três anos.

Como a medida tem um caráter progressivo, quem tiver um rendimento maior, vai proporcionalmente poupar menos.

Ou seja, um jovem que recebe 1.800 euros brutos mensais vai poupar 2.784,57 euros em IRS após as mexidas levadas a cabo por António Costa — o que se reflete em mais 1.265 euros do que atualmente.

No final de agosto, o primeiro-ministro antecipou um alargamento do IRS Jovem, passando a ser abrangidos também os rendimentos do trabalho independente e que o benefício passe de três para cinco anos. A aplicação será gradual: nos dois primeiros anos uma isenção de imposto para 30% do rendimento; 20% nos terceiro e quarto anos e 10% no quinto ano.

O IRS Jovem foi criado no ano passado e é para pessoas que receberam os seus primeiros rendimentos de trabalho, entre os 18 e os 26 anos de idade e com ciclo de estudos nível 4 ou superior concluído.

Nos moldes em que está atualmente, aplica-se a quem tenha rendimento anual bruto de trabalho dependente igual ou inferior a 29.179 euros e não esteja já contemplado no agregado familiar dos pais.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.