Irmãos estiveram presos em Guantánamo durante 20 anos, sem acusações. Foram agora libertados

Oficiais norte-americanos devolveram dois irmãos paquistaneses ao seu país de origem na quinta-feira, após terem sido mantidos na prisão militar de Guantánamo durante quase duas décadas, sem acusações.

Abdul e Mohammed Rabbani foram libertados de Guantánamo, à medida que os Estados Unidos (EUA) avançam para o encerramento da prisão. A administração George W. Bush instalou-a numa base naval, em Cuba, mantendo no local os suspeitos detidos após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Depois de serem interrogados pelas autoridades paquistanesas, os irmãos vão reunir-se com as famílias, avançou esta sexta-feira a CBS News.

O senador paquistanês Mushtaq Ahmed Khan, presidente da comissão dos direitos humanos na Câmara Alta do Parlamento paquistanês, escreveu no Twitter que os irmãos tinham chegado ao aeroporto da capital paquistanesa, Islamabad.

Segundo o responsável, os homens foram “inocentemente presos em Guantánamo Bay durante 21 anos”. “Não houve nenhum julgamento, nenhum processo judicial, nenhuma acusação contra eles. Parabéns pela sua libertação. Obrigado ao Senado do Paquistão”, referiu.

Mushtaq Ahmed Khan disse à Associated Press que os irmãos estavam a ser enviados para Karachi, capital da província de Sindh, onde vivem as suas famílias.

Os dois irmãos foram transferidos para a custódia dos EUA depois de funcionários paquistaneses os terem detido em Karachi, em 2002. Foram enviados para Guantánamo em 2004. As autoridades norte-americanas acusaram-nos de ajudar membros da Al Qaeda com alojamento e apoio logístico.

Os irmãos alegaram que foram torturados enquanto estavam sob a custódia da CIA, antes de serem transferidos para Guantánamo.

Os EUA “apreciam a vontade do Governo do Paquistão e de outros parceiros em apoiar os esforços em curso dos EUA no sentido de reduzir responsavelmente a população de detidos e, em última análise, encerrar as instalações de Guantánamo Bay”, disse o Departamento de Defesa em comunicado.

A prisão de Guantánamo já acolheu cerca de 600 pessoas que os EUA consideravam terroristas. Permanecem na prisão 32 reclusos, incluindo 18 elegíveis para transferência. Muitos são do Iémen, um país atormentado pela guerra e demasiado desprovido de serviços para que os detidos iemenitas sejam para lá enviados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.