Irmã do líder Kim Jong-un entra na elite da Coreia do Norte

(dv) KNS / KCNA / YONHAP

Kim Yeo-jong, irmã mais nova do líder norte-coreano, Kim Jong-un

Kim Yo-jong, irmã mais nova do líder norte-coreano, Kim Jong-un

Kim Yo-jong, irmã mais nova do líder norte-coreano, Kim Jong-un, poderá ter passado a formar parte da exclusiva elite de poder do Estado comunista, noticia hoje o diário sul-coreano Chosun.

De acordo com analistas consultados pelo jornal, o facto de a imprensa estatal norte-coreana ter referido, este fim de semana, pela primeira vez, o nome de Kim Yo-jong, faz supor que terá assegurado uma posição com determinada influência nos círculos do poder do regime.

A televisão estatal norte-coreana KCTV informou, no domingo, que Kim Jong-un visitou uma assembleia de voto em Pyongyang, para as eleições da Assembleia Popular Suprema acompanhado pela “camarada Kim Yo-jong” e de outras altas figuras como Choe Ryong-hae, considerado número dois do regime.

O epíteto “camarada” sugere, segundo os mesmos analistas, que a irmã do líder possui um grau superior ao de subdiretora no Partido dos Trabalhadores.

Alguns analistas especulam, inclusive, que poderá mesmo ostentar o título de secretária do partido, tal como a sua tia Kim Kyong-hui, irmã do falecido líder Kim Jong-il e viúva de Jang Song-thaek, o antigo número dois do regime executado em dezembro por traição.

Em todo o caso, o extremo isolamento que caracteriza o regime da Coreia do Norte faz com que seja impossível confirmar informações relativas às elites do poder e à família do líder Kim Jong-un.

  // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Memória curta?
      Staline, Mao… Comunistas de ‘gema’ e dos maiores assassinos do seu próprio povo. Para não falar dos ‘recolhidos’ que desaparecem ou caiem que nem tordos

RESPONDER

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …