Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

1

European External Action Service / Flickr

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hossein Amirabdollahian, à esquerda

O Irão retornará às negociações sobre o acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão e da falta de informação.

“Cada reunião requer coordenação prévia e preparação”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Saeed Khatibzadeh, citado pela agência de notícias estatal Irna.

“Como enfatizado anteriormente, as negociações de Viena serão retomadas nas próximas semanas”, sublinhou.

Como lembrou o The Guardian, o Irão suspendeu as negociações em junho, na época da eleição do Presidente Ebrahim Raisi, para dar ao novo governo tempo de preparar uma equipa de negociação. Raisi deverá fazer o seu primeiro discurso à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na terça-feira, por videoconferência.

O novo ministro das Relações Externas do Irão, Hossein Amirabdollahian, irá reunir esta semana com os outros cinco signatários do acordo – França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha. Os russos insistiram que as negociações devem ser retomadas com base no que já foi negociado anteriormente.

O Irão ainda não anunciou o seu principal negociador para Viena, nem uma data específica para o seu retorno.

Os EUA ofereceram-se para suspender as sanções económicas ao Irão relacionadas com o não cumprimento do acordo nuclear, mas não as vinculadas a abusos dos direitos humanos. Por sua vez, o Irão disse que voltará a cumprir o acordo somente após verificar que o levantamento das sanções teve um impacto na capacidade de comércio do país.

O Irão quer também garantias de que os EUA pagarão uma compensação caso violem as resoluções do conselho de segurança da ONU e desistam do acordo novamente, como fez em 2018 durante o mandato de Donald Trump.

Taísa Pagno //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Para que é que aqueles tipos querem armas nucleares ou seja lá o que for que envolve nuclear. Com o que gastam em armamento podiam alimentar e criar melhores condições para a população deles a ver se vinham menos refugiados para a Europa.
    Depois dizem que há crise migratória…a culpa é dos países de origem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.