Irão cria “drones em esteroides” para russos arrasarem a Ucrânia

1

Khamenei.ir / Wikimedia

Representação artística de drones Shahed-136 a atacar uma base aérea.

O Irão modificou drones usados pelos russos na guerra na Ucrânia para que fossem ainda mais destrutivos. Os drones foram usados para atacar infraestruturas essenciais do país.

O Irão admitiu, em novembro do ano passado, ter vendido drones à Rússia antes da guerra. A confirmação do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amirabdollahian, chegou após suspeitas de que os russos estariam a usar drones iranianos na Ucrânia.

Acredita-se que Teerão ainda esteja a vendê-los a Moscovo e, agora, com uma alteração ainda mais destrutiva.

O Irão parece estar a modificar os drones de ataque que está a fornecer à Rússia para que as ogivas que transportam possam infligir danos máximos em infraestruturas ucranianas, segundo um relatório da Conflict Armament Research, ao qual a CNN teve acesso.

O Irão deu à Rússia centenas de drones para utilizar na guerra na Ucrânia, que terão sido usados para atacar a rede elétrica e as instalações energéticas do país.

O relatório da organização britânica, que rastreia a origem das armas em zonas de conflito, revela a análise detalhada de um Shahed-131 que caiu em Odessa. A composição da ogiva não detonada ajuda a explicar a eficácia do ataque russo às infraestruturas energéticas ucranianas.

A CNN explica que as ogivas “foram modificadas apressadamente, com camadas mal ajustadas de dezenas de pequenos fragmentos de metal que, com o impacto, se espalharam por um grande raio”.

Conflict Armament Research

A ogiva do drone iraniano.

O drone tem ainda 18 “cargas” mais pequenas em torno da circunferência da ogiva capazes de perfurar armaduras e criar uma espécie de efeito explosivo de “360 graus”.

“É como se olhassem para a ogiva acabada e dissessem: ‘Como podemos tornar isto ainda mais destrutivo?'”, disse Damien Spleeters, um dos investigadores que examinaram a ogiva em colaboração com o exército ucraniano.

ZAP //

1 Comment

  1. Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és. Os amigos da Rússia, Irão, Bielorrússia, Síria, Coreia do Norte, Venezuela, Nicarágua, Cuba e Partido Comunista Português.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.