Iraniana que competiu sem hijab regressou ao Irão. Mas estará em prisão domiciliária

(h) Borna News Agency

A atleta iraniana Elnaz Rekabi à chegada ao aeroporto.

O paradeiro de Elnaz Rekab, a iraniana que competiu sem hijab, é incerto. A imprensa diz que tem estado sob supervisão de polícias à paisana num local fechado na Academia Olímpica Nacional.

A família de Elnaz Rekab não sabe onde está a jovem iraniana que competiu sem hijab num campeonato de escalada na Coreia do Sul, violando a lei do seu país.

De acordo com a BBC Persia, antes de ir de encontro ao ministro do Desporto do Irão, a jovem esteve detida, sob a supervisão de polícias à paisana, numa zona fechada da Academia Olímpica Nacional. Isto significa que Elnaz Rekab está em prisão domiciliária, mas não está detida em sua casa.

No domingo passado, Elnaz Rekab fez história. Após usar um hijabe, o véu tradicional muçulmano que cobre a cabeça e os ombros, nas primeiras eliminatórias do campeonato, a jovem competiu de cabelo solto na final, na capital sul-coreana, Seul, tendo conquistado a medalha de bronze.

O gesto foi visto como desafiador ao regime iraniano e demonstrador de apoio às mulheres iranianas, que protestam há um mês contra a obrigatoriedade do uso do hijabe após a morte de Mahsa Amini.

A jovem de 33 anos justificou-se depois na sua conta de Instagram, afirmando que o hijab se tinha “mexido inadvertidamente” e caído antes da prova. A publicação acabou por ser apagada pouco tempo depois.

De acordo com a agência noticiosa AFP, ativistas dos Direitos Humanos no país islâmico disseram que estas declarações poderiam ter sido feitas sob pressão.

O gesto de Elnaz Rekab na final foi considerado uma mensagem de apoio a todas as mulheres iranianas que têm protestado sem véu e cortado o cabelo em público.

A jovem explicou de novo, numa entrevista televisiva, que tudo tinha sido um acidente. No entanto, a BBC Persia cita uma fonte próxima da atleta que diz que Elnaz Rekab foi coagida a contar uma versão diferente do que aconteceu.

A atleta também foi enganada quanto à sua chegada à embaixada iraniana em Seul. Reza Zarei, chefe da Federação de Escalada do Irão, terá garantido uma chegada em segurança a Teerão, o que não aconteceu.

O Governo de Teerão negou que Elnaz Rekabi tivesse sido detida e obrigada a regressar ao Irão, após ter participado no campeonato asiático sem véu.

O serviço da BBC em Farsi disse que as autoridades iranianas tinham confiscado o telemóvel e o passaporte de Rekabi, citando fontes não identificadas.

Segundo o grupo iraniano Iran Human Rights, sediado em Oslo, 122 pessoas foram mortas durante a repressão das manifestações.

Na passada sexta-feira, a Amnistia Internacional lamentou a morte de pelo menos 23 crianças, “mortas pelas forças de segurança iranianas“.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.