IPO do Porto recebe terapia “revolucionária” para tratamento do cancro

O Instituto Português de Oncologia do Porto prepara-se para começar a fazer tratamentos com células CAR-T, uma nova técnica de combate a diferentes tipos de cancro do sangue, que é reconhecida como sendo “revolucionária”.

A notícia foi avançado pelo Jornal de Notícias, que dá conta de que o IPO do Porto já foi reconhecido pela farmacêutica Gilead, que descobriu este tratamento, para passar a oferecer este tratamento, que pode custar até 400 mil euros à unidade. De acordo com o mesmo jornal, os primeiros doentes devem começar a ser escolhidos em março.

A presidente do IPO do Porto referiu que a terapia CAR-T “é o pináculo das terapias personalizadas”. Esta técnica, que consiste na injeção de células manipuladas de forma a conseguirem detetar e matar células cancerígenas, foi aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos em agosto de 2018.

Espera-se agora pela luz verde da Direção Geral da Saúde. Esta resposta será “rápida”, garantiu ao Correio da Manhã Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, acrescentando que “na atual fase do processo estão a ser avaliadas várias questões”.

A terapia com células CAR-T permite, para já, o tratamento de tumores no sangue, como linfomas e leucemias, explica o oncologista Jorge Espírito Santo. O médico considera que a adoção desta terapia “é um passo importante e a esperança é que se possa estender ao tratamento de outros tumores”.

“É extraordinário por ser um tratamento controlado“, acrescenta Jorge Espírito Santo, que considera que a escolha de um IPO resulta de “estas unidades terem capacidade para a realização de outras terapêuticas”.

O recurso ao tratamento com células CAR-T será realizado apenas nos casos em que a quimioterapia ou o transplante de medula óssea tornam-se ineficazes no controlo da doença oncológica.

O cancro, também conhecido como neoplasia maligna, é um grupo de doenças que envolvem o crescimento celular anormal, com potencial para invadir e espalhar-se pelo corpo podendo levar à morte.

Houve 861 mortes por leucemia em 2017. A maior parte dos óbitos, num total de 57%, ocorre depois dos 75 anos de idade. As mortes por leucemia representam 0,8% dos óbitos observados no país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …

Hidilyn Diaz dá primeira medalha de ouro de sempre às Filipinas

A filipina Hidilyn Diaz deu esta segunda-feira a primeira medalha de ouro de sempre ao seu país em Jogos Olímpicos, ao conquistar a categoria de -55 kg de halterofilismo em Tóquio2020. Depois de ter sido segunda …

Londres e Paris assinam acordo de segurança marítima para o Canal da Mancha

Os governos britânico e francês assinaram esta segunda-feira um tratado de cooperação em segurança marítima em caso de ameaças, como ataques a navios que operam no Canal da Mancha. O Governo do Reino Unido explicou, em …