iPhones do futuro podem vir a medir qualidade do ar (e detetar gás venenoso)

Um novo pedido de patente descoberto pelo AppleInsider sugere que futuros iPhones podem vir instalados com um mecanismo que consiga detetar a qualidade do ar, pólen e até gás venenoso.

O processo mostra um método desenvolvido pela Apple para detetar o ar de forma confiável usando uma combinação de lasers e outros sensores, de acordo com o Interesting Engineering.

A patente, concedida à Apple, é intitulada “Sensores de matéria particulada para dispositivos eletrónicos portáteis” e detalha um componente que pode ser instalado nos dispositivos, o que permitiria a esses dispositivos dar uma leitura precisa de partículas no ar usando três lasers.

A proposta da Apple para monitorizar o ar usa três fontes de luz laser, três lentes de reflexão interna total e fotodíodos para receber sinais de luz. Segundo o AppleInsider, a luz emitida pelos lasers é alimentada através das lentes, onde é refletida na direção de um sensor recetor.

Os sensores de luz e as fontes de luz estariam no mesmo local para que a luz fosse refletida de volta ao ponto de origem. Isso significaria que a Apple não precisaria de determinar um ponto de destino para a luz e poupar-se-ia de ter de colocar sensores de deteção longe do emissor, permitindo um design mais compacto.

O sistema detetaria a mudança na potência ótica emitida por cada um dos lasers para determinar a contagem de partículas no ar. O uso de três feixes de laser permite que o sistema leia contagens de partículas no espaço tridimensional para leituras mais precisas.

A Apple regista vários pedidos de patentes por semana e muitas das ideias nessas patentes nunca são de facto concretizadas.Embora este pedido de patente não seja uma garantia de que veremos a detecão de partículas de ar como um recurso em iPhones futuros, é uma linha de investigação interessante que ainda se pode tornar um recurso comum em smartphones futuros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …