iPhones do futuro podem vir a medir qualidade do ar (e detetar gás venenoso)

Um novo pedido de patente descoberto pelo AppleInsider sugere que futuros iPhones podem vir instalados com um mecanismo que consiga detetar a qualidade do ar, pólen e até gás venenoso.

O processo mostra um método desenvolvido pela Apple para detetar o ar de forma confiável usando uma combinação de lasers e outros sensores, de acordo com o Interesting Engineering.

A patente, concedida à Apple, é intitulada “Sensores de matéria particulada para dispositivos eletrónicos portáteis” e detalha um componente que pode ser instalado nos dispositivos, o que permitiria a esses dispositivos dar uma leitura precisa de partículas no ar usando três lasers.

A proposta da Apple para monitorizar o ar usa três fontes de luz laser, três lentes de reflexão interna total e fotodíodos para receber sinais de luz. Segundo o AppleInsider, a luz emitida pelos lasers é alimentada através das lentes, onde é refletida na direção de um sensor recetor.

Os sensores de luz e as fontes de luz estariam no mesmo local para que a luz fosse refletida de volta ao ponto de origem. Isso significaria que a Apple não precisaria de determinar um ponto de destino para a luz e poupar-se-ia de ter de colocar sensores de deteção longe do emissor, permitindo um design mais compacto.

O sistema detetaria a mudança na potência ótica emitida por cada um dos lasers para determinar a contagem de partículas no ar. O uso de três feixes de laser permite que o sistema leia contagens de partículas no espaço tridimensional para leituras mais precisas.

A Apple regista vários pedidos de patentes por semana e muitas das ideias nessas patentes nunca são de facto concretizadas.Embora este pedido de patente não seja uma garantia de que veremos a detecão de partículas de ar como um recurso em iPhones futuros, é uma linha de investigação interessante que ainda se pode tornar um recurso comum em smartphones futuros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.