Investigadores usam fruta e legumes para criar película aderente ecológica

Uma equipa de investigação brasileira criou uma película aderente feita à base de frutos e legumes que é comestível e biodegradável.

Película aderente está geralmente à mão em qualquer cozinha, quer para embalar alimentos frescos quer para conservar os restos da refeição passada.

Feito à base de petróleo, este é mais um dos muitos plásticos que acaba sempre por ir parar ao caixote do lixo, demorando quase 400 anos para se decompor na natureza.

Para tentar reverter esta situação, investigadores brasileiros criaram um novo tipo de película aderente, desta vez amigo do ambiente, feito a partir de alguns frutos e legumes. Entre os ‘materiais’ usados estão a beterraba, o mamão, o maracujá, a goiaba, o tomate e espinafres por exemplo.

“Conseguimos desenvolver uma fórmula que junta as propriedades de flexibilidade dos plásticos sintéticos com as propriedades nutritivas dos alimentos”, explicou Luiz Henrique Mattoso, coordenador da pesquisa, ao Jornal Nacional.

Esta película pode ser usada, tal como a tradicional, para conservar alimentos. O ‘plástico’ é comestível e biodegradável – decompõe-se em cerca de três meses – e ainda pode ser reaproveitado como adubo.

Além disso, este novo material consegue conservar os alimentos o dobro do tempo do plástico habitual e é três vezes mais resistente.

A pesquisa foi desenvolvida pela empresa brasileira Embrapa durante oito anos e com um investimento de cerca de 200 mil reais, 45 mil euros aproximadamente.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …