Investigadores norte-americanos criaram a luz mais brilhante da Terra

Universidade de Nebraska-Licoln

-

Uma equipa de cientistas criou a luz mais brilhante já produzida na Terra, que exerce um brilho mil milhões de vezes maior do que a superfície do sol.

Se, normalmente, um electrão dispersa um fotão de luz de cada vez, na luz produzida no laboratório da Universidade de Nebraska-Licoln, nos EUA, são libertados cerca de 1.000 fotões ao mesmo tempo.

“Ao criarmos esta luz incrivelmente brilhante, a dispersão – fenómeno que faz com que as coisas fiquem visíveis – muda fundamentalmente na natureza”, destaca o investigador Donald Umstadter.

“É como se as coisas aparecessem de forma diferente à medida que aumentamos o brilho da luz, algo que normalmente não conseguimos observar”, adianta.

“Normalmente um objeto torna-se mais brilhante mas fica exatamente igual, apenas com um nível de luz inferior. Agora, a nova luz está a mudar a aparência do objeto. A luz está a atingir ângulos diferentes, com cores diferentes, dependendo de quão brilhante é”, afirma o especialista.

Durante a investigação publicada na Nature, os cientistas aplicaram o laser Diocles contra electrões suspensos em hélio para medir a forma como os fotões laser dispersavam. Umstadter observou que o fotão expulso absorveu a energia coletiva de todos os fotões espalhados, libertando energia e comprimento de onda de um raio-X.

De acordo Umstadter, estes raios-X têm muitas aplicações, incluindo a geração de imagens em três dimensões na escala nanoscópica, que poderão ser utilizados para encontrar tumores pequenos ou microfracturas que não são detectados por raios-X convencionais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda bem que as notícias não são apenas negativas. Apesar de esta descoberta não me parecer vir a beneficiar directamente o povo em geral, como o título me sugeriu. Mas beneficiar o povo de modo indirecto beneficiando a ciência, nomeadamente a tecnologia de Raios-X, na qualidade e características do que é possível observar, parece-me uma grande mais valia para a actividade médica.
    Penso eu que não sei nada…

RESPONDER

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Estados Unidos testaram míssil balístico intercontinental

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington. O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com …