Investigadores identificam 30 nichos onde podem estar restos mortais de Cervantes

ID Number THX 1139 / Flickr

Don Quixote, de Miguel de Cervantes Saavedra, por Philippe Druillet (1985)

Investigadores que estão a procurar os restos mortais do escritor Miguel de Cervantes numa igreja em Madrid identificaram 30 nichos onde poderão estar as ossadas, usando um georradar e outras tecnologias.

Elementos da equipa de investigadores deram a conhecer esta segunda-feira dados do projeto de investigação que decorre no interior da igreja conventual das Trinitarias, no centro da capital espanhola, e se concentra agora em cinco zonas do templo que estão a ser analisadas.

Francisco Etxeberría, um dos investigadores forenses envolvidos no projeto, o especialista em georradar Luis Avial e o historiador Fernando de Prado apresentaram hoje um plano tridimensional da igreja onde foi enterrado Miguel de Cervantes.

A igreja foi remodelada no final do século XVII e, apesar das certezas de que os restos do escritor espanhol ali se encontram, ninguém sabe o lugar exato onde estará a sua campa.

Os especialistas antecipam que os avanços já conseguidos permitirão terminar as investigações no decurso de 2014, dois anos antes dos 400 anos da morte do autor de D. Quixote.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio e os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o …