Investigadores encontram peixe que nasce só com genes paternos

Os cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa fizeram testes de paternidade a 261 peixes da espécie Squalius alburnoide e descobriram que existe um macho androgenético, com o mesmo conjunto de genes do seu pai.

Este é o primeiro caso observado de um animal vertebrado que nasce só com os genes do pai, tratando-se de um bordalo clonado. Na espécie analisada conheciam-se variações genéticas que significam que existem vários tipos de macho e fêmea com distribuições diferentes de cromossomas.

No caso do macho androgenético, o ADN da mãe apenas existiu nas células sexuais produzidas nos seus ovários, uma característica da androgénese – um fenómeno raro de reprodução assexuada – que só se conhecia em plantas, insetos e moluscos. Em animais vertebrados, também peixes, este acontecimento já tinha sido observado, mas apenas com manipulação em laboratório.

Segundo os cientistas, o macho deste peixe produz esperma cujas células sexuais contêm o dobro do material genético normal. A seguir, rouba os ovos da fêmea e deposita os espermatozoides no seu interior, fazendo com que o ovo se desenvolva e dê origem a um peixe que é geneticamente igual ao progenitor.

Os especialistas ainda não conseguiram descobrir porque é que os ovos roubados não têm o material genético da fêmea no interior, mas pensam que o macho o consiga destruir, ou que seja um “acidente natural” em que o ovo se desenvolveu sem informação genética e o peixe se aproveitou dele para se clonar.

Esta descoberta poderá dar origem a novas formas de reprodução na evolução daquela espécie, segundo Miguel Morgado-Santos, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, principal autor do estudo publicado na Royal Society Open Science.

O peixe bordalo é uma espécie endémica da Península Ibérica e encontra-se em via de extinção. É um peixe de pequenas dimensões, menos de 15 cm, que vive nas bacias hidrográficas do Douro até à do Guadiana.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante…. ! Que boa noticia e esperança para a homossexualidade. Em pouco tempo, o homem dispensara a mulher e a mulher dispensara o homem. Seguidamente, teremos planetas de mulheres e outros só de homens. De seguida, a guerra planetária,… elas contra elas, eles contra elas e os filhos uns contra os outros. Tudo em hipótese… mas nos tempos de hoje, se calhar acreditaveis,… pelo menos nas esperanças de alguns.

RESPONDER

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer influencia risco de desenvolver a doença

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, concluiu um estudo recente que avaliou a história familiar de mais de 280 mil pessoas. Na última década, vários estudos indicaram a …

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …

Câmaras escondidas em hotéis filmavam hóspedes sem consentimento

O escândalo foi revelado na Coreia do Sul, onde dois homens foram presos por esconder câmaras em hotéis, que transmitiam as imagens em direto para um site, onde havia quem pagasse dinheiro para ver as …

Mesquita Nunes quer ser feliz (e que haja espaço nos partidos para quem tem vida profissional)

Adolfo Mesquita Nunes defende que "tem de haver espaço nos partidos para quem tem vida profissional". O antigo vice-presidente do CDS/PP apresentou a sua demissão do partido para assumir funções na administração da Galp. "Tem a …

Finlandeses são o povo mais feliz do mundo

A Finlândia lidera, pelo segundo ano consecutivo, um ranking da ONU das populações mais felizes, onde os investigadores dizem que os níveis de felicidade no mundo estão a diminuir. O Relatório Mundial sobre a Felicidade de …

Condenado por homicídio com provas semeadas pela Polícia vai receber 13 milhões de dólares

O Conselho de Supervisores de San Francisco, nos Estados Unidos (EUA), aprovou na terça-feira uma indemnização de 13,1 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros) a um homem que passou mais de seis …