Investigadores encontram peixe que nasce só com genes paternos

Os cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa fizeram testes de paternidade a 261 peixes da espécie Squalius alburnoide e descobriram que existe um macho androgenético, com o mesmo conjunto de genes do seu pai.

Este é o primeiro caso observado de um animal vertebrado que nasce só com os genes do pai, tratando-se de um bordalo clonado. Na espécie analisada conheciam-se variações genéticas que significam que existem vários tipos de macho e fêmea com distribuições diferentes de cromossomas.

No caso do macho androgenético, o ADN da mãe apenas existiu nas células sexuais produzidas nos seus ovários, uma característica da androgénese – um fenómeno raro de reprodução assexuada – que só se conhecia em plantas, insetos e moluscos. Em animais vertebrados, também peixes, este acontecimento já tinha sido observado, mas apenas com manipulação em laboratório.

Segundo os cientistas, o macho deste peixe produz esperma cujas células sexuais contêm o dobro do material genético normal. A seguir, rouba os ovos da fêmea e deposita os espermatozoides no seu interior, fazendo com que o ovo se desenvolva e dê origem a um peixe que é geneticamente igual ao progenitor.

Os especialistas ainda não conseguiram descobrir porque é que os ovos roubados não têm o material genético da fêmea no interior, mas pensam que o macho o consiga destruir, ou que seja um “acidente natural” em que o ovo se desenvolveu sem informação genética e o peixe se aproveitou dele para se clonar.

Esta descoberta poderá dar origem a novas formas de reprodução na evolução daquela espécie, segundo Miguel Morgado-Santos, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, principal autor do estudo publicado na Royal Society Open Science.

O peixe bordalo é uma espécie endémica da Península Ibérica e encontra-se em via de extinção. É um peixe de pequenas dimensões, menos de 15 cm, que vive nas bacias hidrográficas do Douro até à do Guadiana.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante…. ! Que boa noticia e esperança para a homossexualidade. Em pouco tempo, o homem dispensara a mulher e a mulher dispensara o homem. Seguidamente, teremos planetas de mulheres e outros só de homens. De seguida, a guerra planetária,… elas contra elas, eles contra elas e os filhos uns contra os outros. Tudo em hipótese… mas nos tempos de hoje, se calhar acreditaveis,… pelo menos nas esperanças de alguns.

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …