Investigadores encontram peixe que nasce só com genes paternos

Os cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa fizeram testes de paternidade a 261 peixes da espécie Squalius alburnoide e descobriram que existe um macho androgenético, com o mesmo conjunto de genes do seu pai.

Este é o primeiro caso observado de um animal vertebrado que nasce só com os genes do pai, tratando-se de um bordalo clonado. Na espécie analisada conheciam-se variações genéticas que significam que existem vários tipos de macho e fêmea com distribuições diferentes de cromossomas.

No caso do macho androgenético, o ADN da mãe apenas existiu nas células sexuais produzidas nos seus ovários, uma característica da androgénese – um fenómeno raro de reprodução assexuada – que só se conhecia em plantas, insetos e moluscos. Em animais vertebrados, também peixes, este acontecimento já tinha sido observado, mas apenas com manipulação em laboratório.

Segundo os cientistas, o macho deste peixe produz esperma cujas células sexuais contêm o dobro do material genético normal. A seguir, rouba os ovos da fêmea e deposita os espermatozoides no seu interior, fazendo com que o ovo se desenvolva e dê origem a um peixe que é geneticamente igual ao progenitor.

Os especialistas ainda não conseguiram descobrir porque é que os ovos roubados não têm o material genético da fêmea no interior, mas pensam que o macho o consiga destruir, ou que seja um “acidente natural” em que o ovo se desenvolveu sem informação genética e o peixe se aproveitou dele para se clonar.

Esta descoberta poderá dar origem a novas formas de reprodução na evolução daquela espécie, segundo Miguel Morgado-Santos, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, principal autor do estudo publicado na Royal Society Open Science.

O peixe bordalo é uma espécie endémica da Península Ibérica e encontra-se em via de extinção. É um peixe de pequenas dimensões, menos de 15 cm, que vive nas bacias hidrográficas do Douro até à do Guadiana.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante…. ! Que boa noticia e esperança para a homossexualidade. Em pouco tempo, o homem dispensara a mulher e a mulher dispensara o homem. Seguidamente, teremos planetas de mulheres e outros só de homens. De seguida, a guerra planetária,… elas contra elas, eles contra elas e os filhos uns contra os outros. Tudo em hipótese… mas nos tempos de hoje, se calhar acreditaveis,… pelo menos nas esperanças de alguns.

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …