Investigadores encontram peixe que nasce só com genes paternos

Os cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa fizeram testes de paternidade a 261 peixes da espécie Squalius alburnoide e descobriram que existe um macho androgenético, com o mesmo conjunto de genes do seu pai.

Este é o primeiro caso observado de um animal vertebrado que nasce só com os genes do pai, tratando-se de um bordalo clonado. Na espécie analisada conheciam-se variações genéticas que significam que existem vários tipos de macho e fêmea com distribuições diferentes de cromossomas.

No caso do macho androgenético, o ADN da mãe apenas existiu nas células sexuais produzidas nos seus ovários, uma característica da androgénese – um fenómeno raro de reprodução assexuada – que só se conhecia em plantas, insetos e moluscos. Em animais vertebrados, também peixes, este acontecimento já tinha sido observado, mas apenas com manipulação em laboratório.

Segundo os cientistas, o macho deste peixe produz esperma cujas células sexuais contêm o dobro do material genético normal. A seguir, rouba os ovos da fêmea e deposita os espermatozoides no seu interior, fazendo com que o ovo se desenvolva e dê origem a um peixe que é geneticamente igual ao progenitor.

Os especialistas ainda não conseguiram descobrir porque é que os ovos roubados não têm o material genético da fêmea no interior, mas pensam que o macho o consiga destruir, ou que seja um “acidente natural” em que o ovo se desenvolveu sem informação genética e o peixe se aproveitou dele para se clonar.

Esta descoberta poderá dar origem a novas formas de reprodução na evolução daquela espécie, segundo Miguel Morgado-Santos, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, principal autor do estudo publicado na Royal Society Open Science.

O peixe bordalo é uma espécie endémica da Península Ibérica e encontra-se em via de extinção. É um peixe de pequenas dimensões, menos de 15 cm, que vive nas bacias hidrográficas do Douro até à do Guadiana.

ZAP // Lusa

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante…. ! Que boa noticia e esperança para a homossexualidade. Em pouco tempo, o homem dispensara a mulher e a mulher dispensara o homem. Seguidamente, teremos planetas de mulheres e outros só de homens. De seguida, a guerra planetária,… elas contra elas, eles contra elas e os filhos uns contra os outros. Tudo em hipótese… mas nos tempos de hoje, se calhar acreditaveis,… pelo menos nas esperanças de alguns.

RESPONDER

Anacom acaba com campanha de 2GB "oferecidos" no MEO

A polémica campanha do presente envenenado dos 2GB "oferecidos" do MEO parece - finalmente - já ter gerado reclamações suficientes, ao ponto da Anacom ter determinado o fim da campanha nos moldes actuais, e para o …

Austrália vai construir a maior fábrica de energia solar concentrada do mundo

Na Austrália, um novo projecto prepara-se para construir a que será a maior fábrica de energia solar do mundo no modelo "energia solar concentrada com torre única. Quando uma notícia sobre um novo projecto de fábrica …

Vídeo mostra quinto terrorista a ser abatido pela polícia

Imagens divulgadas na Internet e postas a circular por vários jornais espanhóis revelam o momento em que foi abatido o quinto terrorista de Cambrils, em Tarragona, a cerca de 200 quilómetros de Barcelona. Horas depois do …

Câmara do Funchal pode ter "comprometido a investigação" à queda da árvore

A demora do Ministério Público na suspensão das peritagens da Câmara do Funchal à árvore que caiu no Largo da Fonte, matando 13 pessoas, pode ter comprometido a investigação, devido a um possível "desvirtuamento de …

Líder do movimento pela Extinção da Espécie Humana no Porto

O ativista norte-americano Les Knight, fundador do Movimento para a Extinção Voluntária da Espécie Humana, VHEMT, vai ser um dos oradores convidados do Fórum do Futuro, anunciou a Mala Voadora, parceira da organização. A quarta edição …

GalpGate já tem 11 arguidos

A investigação ao caso das viagens pagas a políticos pela Galp para os jogos da seleção portuguesa, em França, no Euro2016, conta já com 11 arguidos, 10 indivíduos e uma empresa, confirmou a Procuradoria Geral …

Javalis com fome e sede invadem praias de Setúbal

O calor extremo está a levar os javalis a banhos nas águas das praias de Setúbal, para surpresa de banhistas e preocupação de elementos da associação Clube da Arrábida que fala num "problema fora de …

Governo tem "tanta culpa de Pedrógão como mérito pela vitória na Eurovisão"

O primeiro-ministro garantiu hoje, em entrevista ao jornal Expresso, que serão apuradas responsabilidades em relação a Pedrógão Grande, mas insistiu que a tragédia em que 64 pessoas morreram “não é o padrão” no desempenho da …

Jovem que estava desaparecida é a segunda vítima mortal portuguesa

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou hoje que a rapariga de 20 anos que estava desaparecida após o atentado terrorista de quinta-feira em Barcelona, Espanha, é a segunda vítima mortal portuguesa. A jovem que se encontrava desaparecida …

O supervulcão de Yellowstone está a deformar a superfície da Terra

Desde o dia 12 de junho, a caldeira vulcânica do Parque Nacional de Yellowstone, no Wyoming, Estados Unidos, registou mais de 1500 tremores de terra. O supervulcão do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, está …