Investigadores descobrem forma de travar avanço do tipo mais mortal do cancro da pele

Edgepath / Flickr

Melanoma maligno, padrão de propagação superficial

Cientistas australianos descobriram que uma combinação de novos tratamentos pode parar o avanço da forma mais mortal de cancro da pele, o melanoma, interrompendo a sua propagação para outros órgãos.

Os resultados de dois estudos realizados pelo Melanoma Institute Australia, com sede em Sydney, e publicados na revista científica New England Journal of Medicine mostraram-se bem sucedidos em pacientes com melanoma estágio III, cujos tumores tinham sido removidos cirurgicamente. Até agora, esses pacientes apresentavam um risco de 40 a 70%, considerado alto, da doença avançar e tornar-se fatal.

Com a nova pesquisa, os cientistas mostraram que é possível impedir que a doença se espalhe, efetivamente salvando vidas.

Um em cada três cancros diagnosticados é de pele, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Embora 90% das pessoas possam ser curadas removendo o cancro primário através da cirurgia, nos outros 10% o melanoma espalha-se, porque é detetado muito tarde.

Segundo a diretora médica do instituto australiano, Georgina Long, o objetivo final de fazer do melanoma uma doença crónica e não terminal está agora muito mais próximo de ser alcançado.

“Os resultados vão mudar a forma como tratamos os pacientes com melanoma, bem como a sua qualidade de vida. Até agora, os pacientes no estágio III que tiveram os tumores cirurgicamente removidos simplesmente tinham que ficar à espera, para ver se o melanoma se espalhava. Viver com tanto medo afeta-os severamente, bem como aos seus entes queridos”, acrescentou Long.

Os investigadores realizaram dois ensaios clínicos de 12 meses, um baseado em imunoterapia e outro com terapias direcionadas. Ambos foram bem sucedidos na prevenção da propagação da doença.

Num deles, terapias específicas – dabrafenib e trametinib – bloquearam a ação de um gene, o BRAF, que é um estimulante para o melanoma. Isso não só impediu que o cancro no estágio III fosse recorrente, como aumentou a esperança de vida global dos pacientes.

O segundo ensaio clínico tratou pacientes com nivolumab ou ipilimumab, drogas de imunoterapia projetadas para “reiniciar” o sistema imunológico com o objetivo de atacar células de melanoma. Os resultados mostraram que o nivolumab, em particular, diminuiu a hipótese de recaída nos pacientes.

“Estes ensaios clínicos mostram que agora temos munições para prevenir a propagação e o avanço do melanoma, uma área crítica do comportamento da doença sobre a qual não tínhamos controlo”, disse Long.

RESPONDER

Justiça brasileira autoriza psicólogos a tratarem homossexuais como doentes

Um juiz federal do Distrito Federal determinou que os psicólogos podem atender eventuais pacientes que procurem terapia para reorientação sexual. A decisão do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, com caráter liminar, atendeu a uma ação …

Coreia do Norte no centro dos discursos na ONU. "Estamos prontos a atacar"

Durante a Assembleia-geral das Nações Unidas, Donald Trump diz que os Estados Unidos estão prontos para "destruir totalmente" a Coreia do Norte. António Guterres, no seu primeiro discurso como secretário-geral da ONU também abordou o …

Ryanair cancela 346 ligações de e para Portugal até final de outubro

A Ryanair vai cancelar 346 ligações (173 voos) de e para Portugal, desde a próxima quinta-feira até ao final de outubro, de acordo com a lista publicada no site da companhia aérea irlandesa. Na sexta-feira passada, …

Anacom diz que compra da TVI pela Meo pode "criar entraves significativos à concorrência"

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) considera que a compra da Media Capital pela Altice não deverá ter lugar "nos termos em que foi proposta, pois "é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva" …

Toys "R" Us abre falência para poder garantir as prendas de Natal

A empresa de brinquedos norte-americana Toys "R" Us apresentou um pedido de insolvência devido à sua elevada dívida e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores, que compram cada vez mais pela Internet. A empresa …

Luz foi armazenada como som pela primeira vez

Pela primeira vez, cientistas conseguiram armazenar informação em base de luz como ondas de som num chip de computador - o mesmo que armazenar um raio como se fosse um trovão. A ideia pode parecer estranha, …

Milionário consegue perdão de dívida de 697 milhões de euros

O empresário Emídio Catum, um dos grandes devedores do BPN, apresentou um pedido de insolvência, apelando ao perdão da dívida que não conseguir pagar nos próximos cinco anos. O Tribunal aceitou o pedido do milionário …

Militante da Juventude Socialista insultou idosa durante acção de campanha do PS

A campanha política em Penafiel incendiou com a divulgação de um vídeo em que um militante da Juventude Socialista (JS) insulta uma idosa, durante uma acção de campanha do candidato do PS, André Ferreira. "Havia de …

Nova lei da imigração faz disparar em 1300% pedidos de autorização de residência

O novo regime que abriu mais possibilidades de legalização fez disparar o número de imigrantes a requerer ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) autorização de residência em Portugal. Numa semana, conta o Diário de Notícias, …

Ministério da Saúde propõe suplemento de 150 euros para enfermeiros especialistas

O Ministério da Saúde já respondeu às exigências dos enfermeiros que exigem a formação de carreira de especialistas, que tem levado a várias greves do setor: mais 150 euros, reposição das horas de qualidade e …