Investigadores de Coimbra analisam geologia de Marte com métodos de estudo da Terra

Goddard Space Center / NASA

-

Uma equipa internacional de especialistas liderada pela Universidade de Coimbra (UC) está a analisar a geologia de Marte com métodos idênticos aos aplicados na Terra, para avaliar a erosão daquele planeta.

“Pela primeira vez, métodos de datação morfológica de falhas utilizados na Terra foram aplicados em Marte para estimar as taxas de erosão do planeta vermelho”, anunciou a UC.

O estudo, que foi desenvolvido por “uma equipa internacional coordenada pelo investigador David Vaz“, do Centro de Geofísica da UC, já foi publicado na Earth and Planetary Science Letters, uma das mais “importantes revistas das ciências planetárias“, sublinha a UC numa nota divulgada esta segunda-feira.

dyndns.org

David Vaz

David Vaz

A aplicação das mesmas técnicas utilizadas na Terra “permitiu verificar que os movimentos das falhas tectónicas são muito maiores do que se pensava até agora”, o que significa que “a crosta marciana teve um grau de mobilidade muito maior do que era anteriormente assumido pela comunidade científica”.

A investigação indica também que, “pelo menos nos últimos três mil milhões de anos, as condições atmosféricas na superfície de Marte terão sido hiperáridas”, isto é, terão tido “taxas de erosão mil vezes menores do que as existentes na Terra”.

Os resultados alcançados são “relevantes para compreender a história geológica de Marte e avaliar o grau de mobilidade da crosta deste enigmático planeta”, sublinha David Vaz, citado na mesma nota da UC.

“Estes resultados permitem também verificar que Marte é cada vez mais um planeta deserto e inóspito“, salienta ainda o coordenador do estudo.

O estudo foi feito em duas regiões com diferentes idades, mas os investigadores pretendem alargá-lo a todo o planeta, “o que permitirá datar e compreender as mudanças climáticas que ocorreram ao longo da história geológica de Marte”.

PARTILHAR

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …