Investigadores da Microsoft sugerem que todo o Universo é um “computador autodidata”

Uma equipa de físicos teóricos, que estão a trabalhar com a Microsoft, acredita que todo o Universo é um sistema de autoaprendizagem de leis evolutivas.

Chamado de “The Autodidactic Universe” (“O Universo Autodidata”), o artigo argumenta que as leis que governam o Universo são um sistema de aprendizagem evolucionário. Assim, explica o The Next Web, o Universo é um computador e, em vez de existir num estado sólido, perpetua-se através de uma série de leis que mudam com o tempo.

Segundo os investigadores, o Universo funciona como um sistema de aprendizagem que invoca sistemas de aprendizagem de máquina. Assim como conseguimos ensinar as máquinas a realizar funções de desdobramento ao longo do tempo – ou seja, aprender -, as leis do Universo são essencialmente algoritmos que funcionam na forma de operações de aprendizagem.

Os físicos sugerem que o Universo não começou com um Big Bang, mas sim com uma simples interação entre partículas, e aludem a essa origem humilde afirmando que “as arquiteturas de informação normalmente amplificam os poderes causais de coleções bastante pequenas de partículas”.

“Uma implicação é que, se a evolução das leis é real, é provável que seja unidirecional, pois do contrário seria comum que as leis voltassem a estados anteriores, talvez até mais provável do que encontrassem um novo estado. Isso ocorre porque um novo estado não é aleatório, mas deve atender a certas restrições, enquanto o estado passado imediato já atendeu às restrições”, escreveram os investigadores.

“Um sistema reversível, mas em evolução, exploraria aleatoriamente o seu passado imediato com frequência. Quando vemos um sistema em evolução que exibe períodos de estabilidade, provavelmente evolui unidirecionalmente”, continuaram.

Esta teoria tem consequências. Segundos os cientistas, se o Universo opera através de um conjunto de leis que, embora inicialmente simples, são autodidáticas e, portanto, capazes de evoluir com o tempo, pode ser impossível para os humanos unificar a Física.

De acordo com o artigo, as regras que governam conceitos como a relatividade podem ter tido consequências operacionais funcionalmente diferentes há 13,8 mil milhões de anos do que terão daqui a 100 biliões de anos. Isto significa que a “Física” é um alvo móvel.

Parte da teoria parece indicar que o Universo é um computador que aprende, em que as leis pelas quais é atualmente restrito não foram gravadas no seu início. Assim, não podemos reverter o Universo, como um processo, porque não existe nenhum registo verificável internamente dos seus processos.

O Futurism aponta que os cientistas exploraram ideias semelhantes à investigação feita pelo físico Vitaly Vanchurin, que defendeu que o Universo é uma rede neural massiva.

Este estudo está disponível na plataforma de pré-publicação arXiv.

  Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esse pessoal da Microsoft só faltou dizer que o tal Universo Autodidata está rodando alguma versão do Windows… E, pela antiguidade do Universo, deve ser o Windows 95.

RESPONDER

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …