/

Investigadores criaram um robô “cego” que consegue subir e descer escadas

Um grupo de investigadores criou recentemente a Cassie, um robô que sobe e desce escadas sem a ajuda de qualquer tipo de “visão” ou sensores.

A maioria dos robôs conta com várias câmaras e sensores que lhes permitem “ler” o terreno para não darem nenhum passo em falso. Recentemente, uma equipa de investigadores da Oregon State University, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um robô bípede, sem suporte visual, capaz de subir e descer escadas.

A Cassie, uma criação da Agility Robotics, é inspirada nos movimentos da avestruz. Segundo o Interesting Engineering, sobe escadas usando apenas feedback proprioceptivo, que lhe garante as informações essenciais para a precisão espacial.

Ao contrário dos dispositivos comuns, este método permite que a Cassie suba escadas usando uma fração da potência de processamento necessária – e fá-lo com uma incrível eficiência.

Para ensinar o robô, os investigadores usaram uma técnica chamada “aprendizagem por reforço de simulação real”, fornecendo-lhe um vasto conjunto de dados de cenários com escadas, incluindo potenciais obstáculos.

Ao treinar o robô com um simulador, os especialistas evitaram várias quedas e um processo que seria mais moroso. O artigo científico está disponível no portal arXiv.

Durante os testes, a equipa fez 10 tentativas de subida e outras 10 de descida. De acordo com o portal Computer Hoy, o robô realizou as tarefas com eficiência de 80% e 100%, respetivamente.

Há um longo caminho a percorrer antes de Cassie ser capaz de entregar mantimentos à sua porta ou ajudar os idosos a caminhar na rua, mas este avanço faz com que estejamos cada vez mais perto de ver robôs bípedes ao virar da esquina.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.