Investigadores criaram um robô “cego” que consegue subir e descer escadas

Um grupo de investigadores criou recentemente a Cassie, um robô que sobe e desce escadas sem a ajuda de qualquer tipo de “visão” ou sensores.

A maioria dos robôs conta com várias câmaras e sensores que lhes permitem “ler” o terreno para não darem nenhum passo em falso. Recentemente, uma equipa de investigadores da Oregon State University, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um robô bípede, sem suporte visual, capaz de subir e descer escadas.

A Cassie, uma criação da Agility Robotics, é inspirada nos movimentos da avestruz. Segundo o Interesting Engineering, sobe escadas usando apenas feedback proprioceptivo, que lhe garante as informações essenciais para a precisão espacial.

Ao contrário dos dispositivos comuns, este método permite que a Cassie suba escadas usando uma fração da potência de processamento necessária – e fá-lo com uma incrível eficiência.

Para ensinar o robô, os investigadores usaram uma técnica chamada “aprendizagem por reforço de simulação real”, fornecendo-lhe um vasto conjunto de dados de cenários com escadas, incluindo potenciais obstáculos.

Ao treinar o robô com um simulador, os especialistas evitaram várias quedas e um processo que seria mais moroso. O artigo científico está disponível no portal arXiv.

Durante os testes, a equipa fez 10 tentativas de subida e outras 10 de descida. De acordo com o portal Computer Hoy, o robô realizou as tarefas com eficiência de 80% e 100%, respetivamente.

Há um longo caminho a percorrer antes de Cassie ser capaz de entregar mantimentos à sua porta ou ajudar os idosos a caminhar na rua, mas este avanço faz com que estejamos cada vez mais perto de ver robôs bípedes ao virar da esquina.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …