Quem inventou a Fanta? As raízes nazis do famoso refrigerante

Like The Grand Canyon / Flickr

Fanta Klassik, bebida inspirada na Fanta original

O famoso refrigerante nasceu na Alemanha nazi, quando a subsidiária europeia da Coca-Cola teve de criar bebidas alternativas devido ao bloqueio comercial com os Estados Unidos.

A Fanta, uma das bebidas mais populares do mundo, tem uma história complexa e controversa que remonta à Segunda Guerra Mundial.

Antes da Fanta, a Coca-Cola já era uma bebida famosa mundialmente, criada em 1886 por Dr. John Stith Pemberton. A expansão da Coca-Cola para a Europa começou na década de 1920, e em 1929, foi aberta uma fábrica na Alemanha.

Durante a ascensão do Terceiro Reich, a Coca-Cola, sob a liderança de Max Keith, então chefe da subsidiária alemã da Coca-Cola, soube capitalizar o crescente nacionalismo alemão, comercializando a bebida como digna do povo alemão. A empresa até patrocinou os Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, notoriamente associando o seu logotipo à cruz suástica.

Mas quando os EUA entraram na guerra, as comunicações e o fornecimento do ingrediente secreto da Coca-Cola foram cortados, deixando a subsidiária alemã em apuros.

Perante a mpossibilidade de importar os ingredientes, Max Keith foi forçado a inovar. Numa tentativa de manter a empresa viva, Keith desenvolveu a Fanta usando ingredientes limitados disponíveis durante a guerra, como fibras de maçã e subprodutos da prensagem de cidra.

A bebida, apesar de ser uma sombra do sabor da Coca-Cola, tornou-se popular, servindo não apenas como refrigerante, mas também como adoçante para alimentos, devido à escassez de açúcar, refere o All That’s Interesting.

Após a guerra, Max Keith entregou os lucros da Fanta para a sede da Coca-Cola em Atlanta, sendo posteriormente nomeado chefe da Coca-Cola Europa. A Coca-Cola manteve os direitos de autor da Fanta e reintroduziu-a em Itália em 1955 como um refrigerante de laranja. Em 1958, a Fanta chegou aos Estados Unidos e desde então espalhou-se pelo mundo.

Embora a Coca-Cola tenha conseguido distanciar-se das origens nazis da Fanta, a marca enfrentou reações negativas em 2015 durante a comemoração do 75-º aniversário da bebida, devido a um anúncio que fazia referência aos “Bons Velhos Tempos“, percebido por muitos como uma alusão à era da Alemanha nazista. O anúncio acabou por ser retirado devido à polémica.

Apesar de seu passado sombrio, Fanta continuou a evoluir, expandindo a sua gama de sabores e alcançando mercados em todo o mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.