A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada.

Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores e mais antigos fóruns da Internet. O engenheiro de dados Tyler Wood tinha uma conversa de grupo com os seus colegas de trabalho exclusivamente para se relembrarem uns aos outros para regar as suas plantas.

Farto deste método, decidiu criar a iniciativa “r/takecareofmyplant“, que basicamente se traduz por “tomem conta da minha planta”. Aliando os seus dotes de engenharia ao poder da comunidade do Reddit, criou um sistema que permite regar a sua planta de acordo com os votos dos utilizadores.

Como programador autodidata, o norte-americano pôs mãos à obra e, com um Raspberry Pi — um pequeno computador de 25 dólares — e uma bomba de água, criou a tecnologia capaz de regar a planta de acordo com a intenção dos internautas.

Assim, com um simples voto, o utilizador dá a sua opinião e indica se a planta deve ser regada ou não. Uma vez por dia, a opção que reunir a maioria dos votos é automaticamente executada pelo engenho criado por Tyler.

Este tipo de ideia já tinha sido aplicada em plataformas de streaming para jogos, com os espetadores a decidirem o que deve ser feito no jogo. “Eu perguntei-me se essa mesma abordagem coletiva e caótica poderia manter um organismo real vivo”, disse Tyler, citado pela Vice. “Eu acho que uma planta é o único organismo que eu poderia, moral e eticamente, permitir que a Internet tomasse conta”.

A iniciativa surgiu há três anos e, desde então, a afelandra (também conhecida por planta-zebra) tem resistido com o tempo e com a boa vontade do Reddit. Aquilo que começou com uma brincadeira, tornou-se rapidamente um sucesso. Tanto que Tyler criou um site que transmite 24 horas por dia a planta, que as pessoas carinhosamente apelidaram de Jeff.

Conforme as coisas se iam tornando mais sérias, Tyler foi capacitando os utilizadores com mais e melhores indicadores para as suas escolhas. Para além de poderem ver a planta, o site apresenta gráficos da humidade, temperatura e luz solar.

“Este tipo de projeto aleatório levou a uma espécie de conexão real”, disse o americano. “Isto simplesmente vai contra muitas das perceções da Internet“.

Tyler diz ainda que a comunidade se regula sozinha e que o próprio acaba por ter pouca interferência. No entanto, menciona que ocasionalmente aparecem alguns sabotadores, que tentam regar demasiado a planta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …