A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada.

Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores e mais antigos fóruns da Internet. O engenheiro de dados Tyler Wood tinha uma conversa de grupo com os seus colegas de trabalho exclusivamente para se relembrarem uns aos outros para regar as suas plantas.

Farto deste método, decidiu criar a iniciativa “r/takecareofmyplant“, que basicamente se traduz por “tomem conta da minha planta”. Aliando os seus dotes de engenharia ao poder da comunidade do Reddit, criou um sistema que permite regar a sua planta de acordo com os votos dos utilizadores.

Como programador autodidata, o norte-americano pôs mãos à obra e, com um Raspberry Pi — um pequeno computador de 25 dólares — e uma bomba de água, criou a tecnologia capaz de regar a planta de acordo com a intenção dos internautas.

Assim, com um simples voto, o utilizador dá a sua opinião e indica se a planta deve ser regada ou não. Uma vez por dia, a opção que reunir a maioria dos votos é automaticamente executada pelo engenho criado por Tyler.

Este tipo de ideia já tinha sido aplicada em plataformas de streaming para jogos, com os espetadores a decidirem o que deve ser feito no jogo. “Eu perguntei-me se essa mesma abordagem coletiva e caótica poderia manter um organismo real vivo”, disse Tyler, citado pela Vice. “Eu acho que uma planta é o único organismo que eu poderia, moral e eticamente, permitir que a Internet tomasse conta”.

A iniciativa surgiu há três anos e, desde então, a afelandra (também conhecida por planta-zebra) tem resistido com o tempo e com a boa vontade do Reddit. Aquilo que começou com uma brincadeira, tornou-se rapidamente um sucesso. Tanto que Tyler criou um site que transmite 24 horas por dia a planta, que as pessoas carinhosamente apelidaram de Jeff.

Conforme as coisas se iam tornando mais sérias, Tyler foi capacitando os utilizadores com mais e melhores indicadores para as suas escolhas. Para além de poderem ver a planta, o site apresenta gráficos da humidade, temperatura e luz solar.

“Este tipo de projeto aleatório levou a uma espécie de conexão real”, disse o americano. “Isto simplesmente vai contra muitas das perceções da Internet“.

Tyler diz ainda que a comunidade se regula sozinha e que o próprio acaba por ter pouca interferência. No entanto, menciona que ocasionalmente aparecem alguns sabotadores, que tentam regar demasiado a planta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …