Internet de alta velocidade já chegou à Lua

NASA

A Terra vista da Lua por Bill Anders, astronauta da missão Apollo 8

A Terra vista da Lua por Bill Anders, astronauta da missão Apollo 8

Cientistas descobriram forma de fazer chegar à Lua uma velocidade de upload de 19,44 megabits por segundo e de download de 622 megabits por segundo. Brevemente, a velocidade da internet na Lua será 5 vezes mais rápida que na Terra.

Uma equipa de investigadores do MIT, o Instituto de Tecnologia do Massachusetts, em conjunto com a NASA, demonstrou, recentemente, tecnologia de comunicação de dados que torna possível receber grandes quantidades de informação e fluxo de vídeo e áudio da Lua para a Terra, e vice-versa.

A velocidade de upload de 19,44 mbps, conseguida através de uma tecnologia que utiliza lasers para disseminação dos dados a passar entre dois pontos, é mais do que suficiente para fazer o stream em alta definição de um programa televisivo, um filme ou manter um chat de vídeo.

A velocidade de download de 622Mbps é 4.800 vezes mais rápida do que o anterior recorde.

A experiência, no âmbito da qual durante mais de 30 dias foi testado o sistema Lunar Laser Communication Demonstration, foi realizada no Outono de 2013.

O sistema é testado é laser combinado, composto por um terminal localizado no Novo México e quatro telescópios de pelo menos 6 polegadas de diâmetro, que fornece comunicações de alta velocidade entre os astronautas e estações terrestres.

Os cientistas vão apresentar esta investigação numa conferência, a realizar-se na Califórnia, a 9 de Junho.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante, mas lamento que em minha casa a internet é das mais baixas de Portugal, chegando a não conseguir ver um simples E-mail. Diversas vezes contactei as avarias e até ao ponto de contactar o Provedor da PT e disseram-me que não é possível melhorar. A minha pergunta é: será que Portugal é acima da Lua? (sentido figurado) Já sei….. somos um país do 3º mundo. Loll

RESPONDER

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …

Paulo Pedroso disse a António Costa que queria voltar à vida partidária (mas não teve resposta)

No início desta semana, Paulo Pedroso, ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade, disse que tinha saído do Partido Socialista (PS). Agora, de acordo com o jornal Público, o antigo porta-voz do PS saiu em rota …

Fenprof sai da reunião com ministro sem "uma única resposta"

O Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos esta quarta-feira, mas os professores não trazem novidades, apenas a intenção de um novo encontro. A Fenprof não espera soluções para os problemas dos professores e da …

"Nem favor, nem desfavor". Costa nega tratamento especial a Isabel dos Santos

O primeiro-ministro falou esta quarta-feira pela primeira vez do caso "Luanda Leaks", rejeitando a acusação do Bloco de Esquerda de que deu um tratamento especial à empresária angolana Isabel dos Santos. António Costa falava aos jornalistas …

Código de conduta para polícias na gaveta há dois anos

O manual de conduta para polícias começou a ser feito em 2018 com o objetivo de uniformizar os procedimentos da PSP e da GNR. A intenção era uniformizar a atuação das principais forças policiais que dependem …

Cientistas reconstruiram o rosto de uma escocesa nobre com lepra (e de um homem sem mandíbula)

A Câmara Municipal de Edimburgo e a Universidade de Dundee, na Escócia, uniram-se para reconstruir os rostos de pessoas cujos restos mortais foram descobertos sob a famosa Catedral de Santo Egídio nas décadas de 1980 e …

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …