Internet de alta velocidade já chegou à Lua

NASA

A Terra vista da Lua por Bill Anders, astronauta da missão Apollo 8

A Terra vista da Lua por Bill Anders, astronauta da missão Apollo 8

Cientistas descobriram forma de fazer chegar à Lua uma velocidade de upload de 19,44 megabits por segundo e de download de 622 megabits por segundo. Brevemente, a velocidade da internet na Lua será 5 vezes mais rápida que na Terra.

Uma equipa de investigadores do MIT, o Instituto de Tecnologia do Massachusetts, em conjunto com a NASA, demonstrou, recentemente, tecnologia de comunicação de dados que torna possível receber grandes quantidades de informação e fluxo de vídeo e áudio da Lua para a Terra, e vice-versa.

A velocidade de upload de 19,44 mbps, conseguida através de uma tecnologia que utiliza lasers para disseminação dos dados a passar entre dois pontos, é mais do que suficiente para fazer o stream em alta definição de um programa televisivo, um filme ou manter um chat de vídeo.

A velocidade de download de 622Mbps é 4.800 vezes mais rápida do que o anterior recorde.

A experiência, no âmbito da qual durante mais de 30 dias foi testado o sistema Lunar Laser Communication Demonstration, foi realizada no Outono de 2013.

O sistema é testado é laser combinado, composto por um terminal localizado no Novo México e quatro telescópios de pelo menos 6 polegadas de diâmetro, que fornece comunicações de alta velocidade entre os astronautas e estações terrestres.

Os cientistas vão apresentar esta investigação numa conferência, a realizar-se na Califórnia, a 9 de Junho.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante, mas lamento que em minha casa a internet é das mais baixas de Portugal, chegando a não conseguir ver um simples E-mail. Diversas vezes contactei as avarias e até ao ponto de contactar o Provedor da PT e disseram-me que não é possível melhorar. A minha pergunta é: será que Portugal é acima da Lua? (sentido figurado) Já sei….. somos um país do 3º mundo. Loll

RESPONDER

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …