/

Internet de alta velocidade já chegou à Lua

1

NASA

A Terra vista da Lua por Bill Anders, astronauta da missão Apollo 8

A Terra vista da Lua por Bill Anders, astronauta da missão Apollo 8

Cientistas descobriram forma de fazer chegar à Lua uma velocidade de upload de 19,44 megabits por segundo e de download de 622 megabits por segundo. Brevemente, a velocidade da internet na Lua será 5 vezes mais rápida que na Terra.

Uma equipa de investigadores do MIT, o Instituto de Tecnologia do Massachusetts, em conjunto com a NASA, demonstrou, recentemente, tecnologia de comunicação de dados que torna possível receber grandes quantidades de informação e fluxo de vídeo e áudio da Lua para a Terra, e vice-versa.

A velocidade de upload de 19,44 mbps, conseguida através de uma tecnologia que utiliza lasers para disseminação dos dados a passar entre dois pontos, é mais do que suficiente para fazer o stream em alta definição de um programa televisivo, um filme ou manter um chat de vídeo.

A velocidade de download de 622Mbps é 4.800 vezes mais rápida do que o anterior recorde.

A experiência, no âmbito da qual durante mais de 30 dias foi testado o sistema Lunar Laser Communication Demonstration, foi realizada no Outono de 2013.

O sistema é testado é laser combinado, composto por um terminal localizado no Novo México e quatro telescópios de pelo menos 6 polegadas de diâmetro, que fornece comunicações de alta velocidade entre os astronautas e estações terrestres.

Os cientistas vão apresentar esta investigação numa conferência, a realizar-se na Califórnia, a 9 de Junho.

CG, ZAP

1 Comment

  1. Interessante, mas lamento que em minha casa a internet é das mais baixas de Portugal, chegando a não conseguir ver um simples E-mail. Diversas vezes contactei as avarias e até ao ponto de contactar o Provedor da PT e disseram-me que não é possível melhorar. A minha pergunta é: será que Portugal é acima da Lua? (sentido figurado) Já sei….. somos um país do 3º mundo. Loll

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.