Internet causa ansiedade e depressão

Um estudo sobre o Uso Problemático da Internet (UPI), realizado por uma investigadora portuguesa, concluiu que existe uma “relação significativa” entre esta prática e a ansiedade, a depressão e o stress nos jovens.

Ivone Patrão, docente do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, é a autora do estudo sobre “Jovens e UPI: A relação com a ansiedade, depressão e stress”, para o qual foram questionados 645 jovens que frequentam o 7º, 8º e 9º ano do ensino básico.

“Os resultados indicam que existe uma relação significativa entre a UPI, a ansiedade, a depressão e o stress”, lê-se no resumo do estudo, a que a Lusa teve acesso.

A investigação, que será apresentada na quinta-feira no VI Congresso Internacional de Psicologia e do Adolescente, que decorre quarta e quinta-feira na Universidade Lusíada, em Lisboa, identificou 10% destes 645 jovens com UPI.

Quase metade destes jovens (40%) com UPI assume que estão dependentes de estar online, disse à Lusa a investigadora Ivone Patrão.

No decorrer da investigação, a autora apurou que o jovem relaciona este uso da Internet ao bem-estar.

“É contraditório, mas compreensível, dado a faixa etária e as tarefas comuns na adolescência”, disse Ivone Patrão, para quem isto significa que estes jovens sentem-se bem, pois “conseguem estar conectados ao grupo de pares e sentirem que pertencem ao grupo, ainda que a via seja o online”.

Como explicou, “até jogar os jogos online dá a perceção de pertencer a um grupo, apesar de haver pouca comunicação entre eles, pois o tema é só o jogo”.

Ivone Patrão contacta diariamente, no decurso da sua prática clínica, com o fenómeno dos jovens que dependem da Internet e reconhece que este está a aumentar.

O Uso Problemático da Internet é “uma patologia”, para a qual “já se fazem tratamentos”.

“Atendo todos os dias jovens e famílias que chegam por vários motivos, como alterações no comportamento dos filhos, faltas às aulas, tempos livres totalmente ocupados com o computador”, disse.

Na origem destes problemas está, cada vez mais, o UPI. “Quando fazemos a triagem entendemos que o jovem está mais isolado e revela sintomas de dependência da ou na Internet”, disse.

Um desses sintomas é irritabilidade quando não deixam o jovem jogar computador, nomeadamente a uma determinada hora em que outros jovens estão também a jogar.

Na investigação, Ivone Patrão identificou jovens deprimidos, para quem a Internet funciona como um escape, mas também o contrário: jovens com um percurso normal, mas que se cruzam com a onda de jovens que usam a Internet.

Paralelamente com esta dependência da Internet, estes jovens manifestam ausência de atividades face a face.

“Começamos a ver que não têm amigos, não têm rede – além da online – e isso vai pô-los em risco”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …