Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora “falar” com o físico alemão online.

Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido e na Nova Zelândia, que queriam uma solução mais interativa para celebrar o centésimo aniversário do Nobel de Física conquistado por Albert Einstein, em 1921.

A ideia foi criar uma plataforma que pudesse responder a qualquer pergunta sobre o físico alemão e que daria os seus pontos de vista e opiniões. E quem melhor do que o próprio para responder?

Foi assim que nasceu o projeto Digital Einstein. Depois do avatar do cientista já estar bem encaminhado, surgiu uma outra questão: Como saber como é que soava Einstein e como recriar a sua voz?

“A resposta é: a maioria das pessoas não sabe e provavelmente nem se importa com isso. As pessoas preocupam-se, sim, em ser capazes de o entender facilmente e sentir que estão mesmo a interagir com Einstein”, escreveu, em comunicado, a Aflorithmic.

Com a ajuda de registos históricos, a equipa deu-lhe então uma voz com um forte sotaque alemão, com um tom um tanto ou quanto agudo e fez com que pronunciasse as palavras lentamente, como se estivesse a falar com um amigo. Os especialistas decidiram também programá-lo de forma a que responda com o sentido de humor que caracterizava o génio.

“Isto realmente mostra o que é que a Inteligência Artificial direcionada para a conversação pode vir a ser, indo muito para além de chatbots ou atendimento ao cliente”, disse ainda a mesma empresa.

“A educação pode tornar-se mais envolvente e abrangente, o comércio social irá ajudar os clientes a encontrar o produto que melhor atende às suas necessidades e até mesmo a solidão e a terapia podem ser revolucionadas pela IA conversacional. A clonagem de voz desempenha um papel importante nisto”, acrescenta.

“A saúde mental e o companheirismo são problemas que a nossa sociedade enfrenta há muitos anos e que foram exacerbados de forma significativa com o aparecimento da covid-19”, disse também Danny Tomsett, CEO da UneeQ.

“Este Digital Einstein pode comunicar com as pessoas de uma forma mais natural: usar a conversação, expressões humanas e respostas emocionais para proporcionar as melhores interações diárias que esperamos que façam a diferença na vida das pessoas.”

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Einstein deve ter defeito. Pensava que ele dominava tudo. Perguntei-lhe como engatar jeitosas num bar e ele engasgou-se…

RESPONDER

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixosos que queriam processar Vaticano por pedofilia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta terça-feira 24 queixosos que já tinham tentado perante tribunais belgas processar o Vaticano por atos de pedofilia cometidos por padres. O TEDH invocou em particular “a imunidade” …