Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora “falar” com o físico alemão online.

Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido e na Nova Zelândia, que queriam uma solução mais interativa para celebrar o centésimo aniversário do Nobel de Física conquistado por Albert Einstein, em 1921.

A ideia foi criar uma plataforma que pudesse responder a qualquer pergunta sobre o físico alemão e que daria os seus pontos de vista e opiniões. E quem melhor do que o próprio para responder?

Foi assim que nasceu o projeto Digital Einstein. Depois do avatar do cientista já estar bem encaminhado, surgiu uma outra questão: Como saber como é que soava Einstein e como recriar a sua voz?

“A resposta é: a maioria das pessoas não sabe e provavelmente nem se importa com isso. As pessoas preocupam-se, sim, em ser capazes de o entender facilmente e sentir que estão mesmo a interagir com Einstein”, escreveu, em comunicado, a Aflorithmic.

Com a ajuda de registos históricos, a equipa deu-lhe então uma voz com um forte sotaque alemão, com um tom um tanto ou quanto agudo e fez com que pronunciasse as palavras lentamente, como se estivesse a falar com um amigo. Os especialistas decidiram também programá-lo de forma a que responda com o sentido de humor que caracterizava o génio.

“Isto realmente mostra o que é que a Inteligência Artificial direcionada para a conversação pode vir a ser, indo muito para além de chatbots ou atendimento ao cliente”, disse ainda a mesma empresa.

“A educação pode tornar-se mais envolvente e abrangente, o comércio social irá ajudar os clientes a encontrar o produto que melhor atende às suas necessidades e até mesmo a solidão e a terapia podem ser revolucionadas pela IA conversacional. A clonagem de voz desempenha um papel importante nisto”, acrescenta.

“A saúde mental e o companheirismo são problemas que a nossa sociedade enfrenta há muitos anos e que foram exacerbados de forma significativa com o aparecimento da covid-19”, disse também Danny Tomsett, CEO da UneeQ.

“Este Digital Einstein pode comunicar com as pessoas de uma forma mais natural: usar a conversação, expressões humanas e respostas emocionais para proporcionar as melhores interações diárias que esperamos que façam a diferença na vida das pessoas.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Einstein deve ter defeito. Pensava que ele dominava tudo. Perguntei-lhe como engatar jeitosas num bar e ele engasgou-se…

RESPONDER

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …