Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora “falar” com o físico alemão online.

Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido e na Nova Zelândia, que queriam uma solução mais interativa para celebrar o centésimo aniversário do Nobel de Física conquistado por Albert Einstein, em 1921.

A ideia foi criar uma plataforma que pudesse responder a qualquer pergunta sobre o físico alemão e que daria os seus pontos de vista e opiniões. E quem melhor do que o próprio para responder?

Foi assim que nasceu o projeto Digital Einstein. Depois do avatar do cientista já estar bem encaminhado, surgiu uma outra questão: Como saber como é que soava Einstein e como recriar a sua voz?

“A resposta é: a maioria das pessoas não sabe e provavelmente nem se importa com isso. As pessoas preocupam-se, sim, em ser capazes de o entender facilmente e sentir que estão mesmo a interagir com Einstein”, escreveu, em comunicado, a Aflorithmic.

Com a ajuda de registos históricos, a equipa deu-lhe então uma voz com um forte sotaque alemão, com um tom um tanto ou quanto agudo e fez com que pronunciasse as palavras lentamente, como se estivesse a falar com um amigo. Os especialistas decidiram também programá-lo de forma a que responda com o sentido de humor que caracterizava o génio.

“Isto realmente mostra o que é que a Inteligência Artificial direcionada para a conversação pode vir a ser, indo muito para além de chatbots ou atendimento ao cliente”, disse ainda a mesma empresa.

“A educação pode tornar-se mais envolvente e abrangente, o comércio social irá ajudar os clientes a encontrar o produto que melhor atende às suas necessidades e até mesmo a solidão e a terapia podem ser revolucionadas pela IA conversacional. A clonagem de voz desempenha um papel importante nisto”, acrescenta.

“A saúde mental e o companheirismo são problemas que a nossa sociedade enfrenta há muitos anos e que foram exacerbados de forma significativa com o aparecimento da covid-19”, disse também Danny Tomsett, CEO da UneeQ.

“Este Digital Einstein pode comunicar com as pessoas de uma forma mais natural: usar a conversação, expressões humanas e respostas emocionais para proporcionar as melhores interações diárias que esperamos que façam a diferença na vida das pessoas.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Einstein deve ter defeito. Pensava que ele dominava tudo. Perguntei-lhe como engatar jeitosas num bar e ele engasgou-se…

RESPONDER

Chanceler da Áustria investigado por corrupção

O chanceler austríaco Sebastian Kurz está a ser investigado por autoridades anticorrupção, por suspeita de ter faltado à verdade numa comissão parlamentar criada para entender o que se passou no caso "Ibizagate". O Ibizagate é um …

Deputado do BE acusado de violência doméstica desiste da candidatura autárquica

Luís Monteiro, deputado pelo Bloco de Esquerda e cabeça de lista do partido à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia nas eleições autárquicas, vai abandonar a corrida. Luís Monteiro, o deputado do Bloco de Esquerda …

Governo quer estender teletrabalho obrigatório até final de maio

Esta quarta-feira, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, transmitiu aos parceiros sociais que o Governo pretende estender o teletrabalho obrigatório até final de maio em todo o país. O Governo deverá manter …

Injeções no Novo Banco são "dinheiro público". E "contra factos não há argumentos"

Apesar das críticas, o Tribunal de Contas mantém a sua opinião: qualquer despesa do Fundo de Resolução é despesa pública e "contra factos não há argumentos". Os responsáveis do Tribunal de Contas – José Tavares e o …

Suspeito da morte de Maëlys de Araújo condenado a 20 anos de prisão por outro homicídio

O suspeito da morte de Maëlys de Araújo foi condenado a 20 anos de prisão pela morte de um jovem militar e não pretende recorrer da sentença. Nordahl Lelandais, suspeito da morte de Maëlys de Araújo, …

SNS reforçado com profissionais contratados para combater a covid-19

O Ministério das Finanças informou esta quarta-feira que mais 2.474 profissionais poderão ser integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), medida que abrangerá, sobretudo, os contratados para ajudar no combate contra a covid-19. De acordo com …

Se não reconquistar câmaras, Rio "terá dificuldade em manter-se como líder" do PSD

Paulo Cunha, conselheiro nacional do PSD e presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, disse que Rui Rio terá dificuldade em manter-se como líder do partido se não conseguir inverter a tendência de perda …

Política orçamental tem de "ser adaptada", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, defendeu que as medidas de apoio à economia criadas pelos governos em 2020 foram "corajosas", mas também "mais simples de desenhar face ao que vem agora", tendo …

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …