Inteligência Artificial ajuda cientistas a descobrir novos vírus

Os cientistas descobriram que a Inteligência Artificial pode revolucionar a forma como encaramos os vírus, esses minúsculos micróbios que desempenham um papel tão preponderante nas nossas vidas.

Os vírus estão à nossa volta e, apesar de estarem tão perto, atualmente não classificamos nem uma fração dessa enorme e diversificada população. Esses pequenos organismos, que só conseguem sobreviver dentro de um organismo vivo, podem causar estragos nos nossos corpos. Mas essa não é a principal preocupação dos investigadores.

Agora, os cientistas sabem que os vírus podem estar a desempenhar um papel crucial em “doenças não virais“, como a cirrose hepática, ou até mesmo a doença inflamatória intestinal, mas ainda não sabem como. Para lá chegarem, precisam da ajuda da inteligência artificial.

Os vírus não podem ser cultivados em laboratório. É por essa razão que os cientistas procuram novas espécies em ambientes diversos, como sistemas de esgotos. Contudo, retirar micróbios isolados da terra é um processo demasiado demorado que dificulta o entendimento dos cientistas sobre o comportamento de vírus em rápida evolução.

É aqui que a Inteligência Artificial entra em cena. Segundo o Futurism, o algoritmo é treinado para identificar padrões complexos, podendo ser usado para passar a pente fino enormes conjuntos de dados genómicos em busca de novos vírus.

O bioinformática Deyvid Amgarten, da Universidade de São Paulo, no Brasil, usou a Inteligência Artificial para identificar genomas de vírus escondidos em pilhas de compostagem no jardim zoológico da cidade.

À Nature, o especialista explicou que irá usar as suas descobertas para aprender como é que os vírus conseguem ajudar a decompor a matéria orgânica e a tornar a compostagem mais eficiente.

O seu trabalho foi inspirado por uma ferramenta construída por Jie Ren, um biólogo computacional da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, que usou um algoritmo para examinar e comparar amostras de fezes de pessoas com cirrose hepática e pessoas saudáveis.

A sua equipa encontrou alguns vírus mais comuns em pessoas saudáveis do que naqueles com cirrose, um indício de que os vírus poderiam estar envolvidos na doença. São descobertas como esta que deixam os cientistas a ponderar se os vírus também poderiam influenciar doenças ilusórias, como a doença inflamatória intestinal.

Desde a identificação do papel dos vírus em doenças não virais, até a combinação de vírus com famílias específicas de bactérias para combater a resistência aos medicamentos, a Inteligência Artificial pode revolucionar a forma como navegamos na paisagem desconhecida desses minúsculos micróbios que desempenham um papel tão importante nas nossas vidas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …

Bloco e Livre reúnem-se terça-feira para discutir "possíveis convergências"

O Bloco de Esquerda e o Livre reúnem-se, na terça-feira, no Parlamento, num encontro pedido pelo partido que elegeu Joacine Katar Moreira, e que também foi proposto ao PCP, PEV e PAN para discutir "possíveis …