Inteligência artificial da Microsoft “roubou” o emprego de um cientista de dados

Parece que não são apenas os trabalhos menos qualificados que correm o risco de ser dominados por máquinas. Durante a conferência Future of Innovation, em São Francisco, nos EUA, uma trabalhadora da Microsoft revelou que um cientista de dados perdeu o emprego para uma inteligência artificial desenvolvida pela empresa.

Segundo o Mashable, Jennifer Chayes, uma das cientistas de inteligência artificial da Microsoft, contou durante o evento que “a empresa estava com pouco dinheiro e decidiu despedir o cientista de dados porque a inteligência artificial funcionava muito melhor do que o especialista”, afirmou.

Chayes estava a referir-se ao Custom Decision Service, um serviço anunciado pela Microsoft durante a Build, uma conferência para programadores realizada em maio deste ano. Trata-se de uma inteligência artificial focada em testes A/B: ou seja, que mesmo tendo poucas informações sobre qual é a preferência dos clientes entre duas opções, consegue prever quais serão as suas preferências noutras situações.

Por outras palavras, este serviço da Microsoft é especializado em oferecer recomendações aos utilizadores com base nos seus gostos. Tecnicamente, um cientista de dados pode avaliar os dados de navegação dos utilizadores para gerar um sistema de recomendações. No entanto, ao que parece, o Custom Decision Service (CDS) é bem melhor do que um humano a desempenhar essa tarefa – pelo menos para empresas com pouco dinheiro.

“Falei com várias empresas grandes que têm centenas de cientistas de dados a trabalhar em diversos projetos, e elas acham que o CDS seria incrível, porque pode ser usado para os seus testes A/B”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Incrível! Fantástico! Maravilhoso! Vamos desenvolver IA para substituirmos quem estiver na administração de qualquer empresa, dirigentes políticos, seja o que for, porque funciona melhor! Será o princípio de uma nova era da humanidade. O princípio do fim? Que tal o filme do Exterminador aplicado à vida real?
    Então… Bill Gates ainda não está na Microsoft? Há uma outra notícia pela ZAP “Também Bill Gates está preocupado com a Inteligência Artificial”. Pergunto: está mesmo preocupado? LOL….. estão tão preocupados que até querem mais de IA nas empresas… A Microsoft só quer saber da cor do dinheiro. Tudo o resto é trivial.

RESPONDER

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …

Taiwan acusa China de querer fazer da ilha o "próximo Hong Kong"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse que há pressão da China sobre a ilha para aceitar condições políticas que farão de Taiwan o próximo Hong Kong. A Presidente de Taiwan recebeu esta …

Líderes do Líbano terão sido alertados sobre explosivos no porto de Beirute em julho

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, e o primeiro-ministro, Hassan Diab, terão sido alertados em julho sobre a existência de 2.750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas no porto de Beirute, avançou a agência Reuters. A …