As cinco cidades portuguesas mais “instagramadas” no Natal

1

Tempos modernos em época natalícia, permitindo saber onde (a julgar pelo Instagram) se assinala o Natal com mais intensidade.

O Natal vira “assunto da moda”, também no Instagram. E algumas cidades são mais captadas do que outras.

A Musement, plataforma digital de reservas de actividades, olhou para as cidades portuguesas com mais de 50 mil habitantes e contabilizou as publicações com as hashtags mais populares relacionadas com Natal.

Assim elaborou a lista das cinco cidades portuguesas mais “instagramadas” no Natal. Ou seja, que aparecem mais vezes na rede social, em publicações relacionadas com esta época.

Sem surpresas, a capital lidera. Lisboa acumulou mais de 10 mil publicações durante o período do estudo. Rua Áurea, Avenida da Liberdade e Rua Garrett são os pontos preferidos para criar uma “atmosfera mágica”. Muitos utilizadores passam também pela árvore de Natal na Praça do Comércio, pela enorme bola no Largo de Camões e o Wonderland Lisboa no Parque Eduardo VII.

Também sem surpresas, o Porto aparece no segundo lugar, com mais de 4.400 publicações. Portuenses e turistas passam pelo sítio mais popular na cidade: a árvore de Natal instalada na Praça General Humberto Delgado, em frente à Câmara Municipal do Porto. Os Jardins do Palácio de Cristal também merecem a preferência de muitas pessoas.

A fechar o pódio, com mais de 2.100 publicações, Braga. Sob o lema “Braga é Natal”, há uma estreia na cidade minhota: o seu próprio Mercado de Natal, na Praça Municipal – onde o carrossel parece ser o maior protagonista nas fotografias.

Leiria contou com mais de 1.700 publicações. A inauguração das luzes de Natal na Fonte Luminosa marcou o início das festas na cidade. O Castelo de Leiria aparece obviamente nas imagens, frequentemente. Há também pista e rampa de gelo, carrossel e tasquinhas.

A fechar o top-5, mais para o Interior, encontra-se Viseu. Mais de 1.000 publicações, muitas delas com o Rossio como cenário de fundo (local do Mercado de Natal e da enorme bola de luz gigante que representa o planeta Terra). A outra grande novidade é a mini Aldeia de Natal na Rua Direita, onde neva até 3 vezes ao dia.

Óbidos não entra nas cinco primeiras porque tem menos de 50 mil habitantes. Mas já tem mais de 4.100 publicações referenciadas no Instagram (entraria no terceiro lugar, superada apenas por Lisboa e Porto).

ZAP //

1 Comment

  1. «…controlo generalizado da comunicação social pela maçonaria e pelo poder político, para orquestrada e diariamente, a Opinião Pública portuguesa estar sujeita à manipulação mediática de temas que nada de decisivo ou de essencial têm a ver com o futuro dos Portugueses…» – Alberto João Jardim in «Um país de resignados e conformados»

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.