Inspector da PJ e 4 arguidos em prisão preventiva no caso do ouro

EPRENSA / Flickr

-

Cinco das sete pessoas, incluindo um inspetor da PJ de Setúbal, envolvidas em crimes relacionados com o negócio do ouro, ficaram hoje em prisão preventiva, revelou este sábado à Agência Lusa fonte policial.

Segundo a mesma fonte, o juiz de instrução criminal do Tribunal de Almada aplicou a prisão preventiva a dois empresários do ramo, à sócia de um desses empresários e à mulher de um outro, bem como ao inspetor da Polícia Judiciária (PJ) que foi detido esta semana por suspeitas de corrupção, por alegadamente passar informações aos empresários envolvidos no caso.

Os restantes dois arguidos deste caso – uma mulher e um homem – ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações periódicas às autoridades.

Entretanto, durante o interrogatório no Tribunal de Almada, o procurador do Ministério Público emitiu um mandado de detenção para o familiar de um dos empresários, porque alegadamente terá tentado obter alguns valores que estavam num cofre, desconhecendo que os mesmos já tinham sido apreendidos pela PJ durante as buscas, constituindo elemento de prova no processo.

De acordo com a fonte, este oitavo elemento também já foi inquirido pelo juiz de instrução criminal tendo, como medida de coação, ficando sujeito a apresentações periódicas às autoridades.

Além das detenções efetuadas esta semana nos distritos de Lisboa e Setúbal, a PJ apreendeu 70 quilogramas em ouro e 170 em prata, e ainda cerca de um milhão de euros, várias dezenas de diamantes, cinco automóveis, uma embarcação e duas motos.

Na altura, em comunicado, a PJ referiu que os detidos, quatro homens e três mulheres, “estão indiciados pela prática de crimes de fraude fiscal qualificada, corrupção, recetação e branqueamento de capitais”.

“A investigação, que decorre há mais de ano, permitiu a desarticulação deste grupo que se vem dedicando ao cometimento destes ilícitos graves e altamente lesivos da economia nacional”, salientou a PJ, acrescentando que parte dos materiais apreendidos “será proveniente da prática de crimes contra o património, bem como de transações não declaradas e efetuadas por particulares”.

Fonte policial precisou à Lusa que a investigação envolveu 60 investigadores, seis peritos informáticos da PJ e nove da Autoridade Tributária, e exigiu mais de 20 buscas, a domicílios, escritórios de contabilidade e a cofres privados de instituições bancárias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …