Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022.

Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu ao Jornal de Negócios que “a partir de 1 de janeiro de 2022 todas as motas de 125 centímetros cúbicos para cima passam a ter de ir à inspeção.

O prazo para a transposição de uma diretiva europeia que determina a obrigatoriedade da inspeção termina a 31 de dezembro deste ano.

Desta forma, a partir de 1 de janeiro de 2022, cerca de 450 mil motociclos vão ter de fazer inspeções periódicas obrigatórias. A legislação deixa de fora os veículos de duas rodas com 50 cc.

“O decreto-lei está em circuito legislativo e vai ser aprovado em conselho de ministros em breve”, afiançou o secretário de Estado, em declarações ao mesmo jornal.

A alteração entra em vigor quase 10 anos depois de o governo de Passos Coelho ter aprovado, em decreto-lei, a inspeção obrigatória de motociclos, que incluía triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc.

O início das inspeções obrigatórias às motos foi várias vezes anunciado, mas igualmente adiado. Em 2016, a Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) chegou a divulgar que as inspeções às motas teriam início em outubro desse ano, altura em que as as obras de adaptação foram concretizadas.

Agora, com a data de 1 de janeiro de 2022 em cima da mesa, os centros de inspeção lembram que há ainda trabalho a fazer e não acreditam que a medida se efetive em tempo útil.

Com o início da inspeção das motas à vista, os centros de inspeção, que investiram milhões de euros nos últimos anos para se prepararem para o processo, alertam que está em falta a classificação das deficiências e que faltam os cursos de qualificação dos inspetores.

ZAP //

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