Cientistas encontraram o insecto mais longo do mundo na China: uma nova espécie do bicho-pau, do género Phryganistria, que mede mais do que meio metro.
De acordo com a agência estatal chinesa Xinhua, o espécime foi descoberto durante uma viagem de campo na região de Guangxi Zhuang em 2014, mas só agora foi declarado o mais longo do mundo.
A criatura possui 62,4 centímetros de comprimento e bate em cerca de seis centímetros o recorde anterior do Phobaeticus chani descoberto em 2008.
O espécime foi descoberto por Zhao Li, do Insect Museum of West China. Zhao conta que procurava o animal há anos, depois de ouvir relatos de agricultores da região sobre “um enorme inseto” com a espessura de um indicador de um adulto.
“Estava a recolher insectos numa montanha de 1.200 metros de altitude, em Guangxi Liuzhou, quando uma sombra escura apareceu à distância. Parecia um ramo de árvore“, contou Zhao à Xinhua.
“À medida que me aproximava, fiquei chocado ao ver que as pernas do enorme insecto eram tão longas quanto o seu corpo”.
Zhao Li chamou ao inseto Phryganistria chinensis Zhao – em homenagem a si próprio.
Por enquanto, trata-se do maior insecto do mundo, mas pode perder o posto brevemente.
Zhao conta que depois de ter levado o espécime para o museu, este colocou seis ovos – e o menor da ninhada já mede 26 centímetros de comprimento.
ZAP / HypeScience
em homenagem a si próprio?
O nome científico de uma espécie é composto por duas palavras (género + restritivo específico) e deve ser seguido do nome do autor. Não se trata pois de nenhuma homenagem, é apenas o nome do autor do taxon!