/

O maior insecto do mundo mede mais de meio metro

1

Cientistas encontraram o insecto mais longo do mundo na China: uma nova espécie do bicho-pau, do género Phryganistria, que mede mais do que meio metro.

De acordo com a agência estatal chinesa Xinhua, o espécime foi descoberto durante uma viagem de campo na região de Guangxi Zhuang em 2014, mas só agora foi declarado o mais longo do mundo.

A criatura possui 62,4 centímetros de comprimento e bate em cerca de seis centímetros o recorde anterior do Phobaeticus chani descoberto em 2008.

O espécime foi descoberto por Zhao Li, do Insect Museum of West China. Zhao conta que procurava o animal há anos, depois de ouvir relatos de agricultores da região sobre “um enorme inseto” com a espessura de um indicador de um adulto.

“Estava a recolher insectos numa montanha de 1.200 metros de altitude, em Guangxi Liuzhou, quando uma sombra escura apareceu à distância. Parecia um ramo de árvore“, contou Zhao à Xinhua.

“À medida que me aproximava, fiquei chocado ao ver que as pernas do enorme insecto eram tão longas quanto o seu corpo”.

Zhao Li chamou ao inseto Phryganistria chinensis Zhao – em homenagem a si próprio.

Por enquanto, trata-se do maior insecto do mundo, mas pode perder o posto brevemente.

Zhao conta que depois de ter levado o espécime para o museu, este colocou seis ovos – e o menor da ninhada já mede 26 centímetros de comprimento.

ZAP / HypeScience

1 Comment

  1. em homenagem a si próprio?
    O nome científico de uma espécie é composto por duas palavras (género + restritivo específico) e deve ser seguido do nome do autor. Não se trata pois de nenhuma homenagem, é apenas o nome do autor do taxon!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.