Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval.

Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila medieval. A chave para descobrir o quem e o quando deste mistério está, segundo arqueólogos espanhóis, numa inscrição de pedra perdida.

A vila de Almaçã acredita-se ter sido fundada em 1128, quando uma grande muralha e um fosso foram construídos para proteger este poderoso centro político onde os reis de Castela e Navarra se reuniam nas margens do Rio Douro para delinear estratégias na luta contra os Muçulmanos durante a Guerra da Reconquista.

Segundo o diário espanhol El País, vários monarcas e figuras importantes visitavam Almaçã, como por exemplo Dona Urraca de Portugal, Rainha de Leão e filha de D. Afonso Henriques.

Na tal inscrição de pedra medieval perdida lia-se “Rei Afonso” e é esta que contém a chave para identificar 22 esqueletos, 11 dos quais foram enterrados debaixo da muralha, escreve o Ancient-Origins. Um estudo foi publicado recentemente na revista científica MANTVA.

O coautor Manuel Retuerce Velasco diz que a aparente “localização estranha dos túmulos” pode estar relacionada com a igreja de Santa María de Calatañazor, datada do século XII e localizada perto da muralha de Almaçã. O especialista argumenta que parte da muralha pode ter sido construída sobre o cemitério da igreja.

Registos arqueológicos do século XIX relatam uma inscrição esculpida num arco da muralha referindo-se ao “Rei Afonso”, e uma carta datada de 2 de março de 1896 confirma que essa pedra foi transferida para a Academia Real de História naquele ano. No entanto, o seu rasto é perdido depois de lá chegar.

Em declarações ao El País, a Academia Real de História garante que a pedra “definitivamente não está no armazenamento da Academia ou no Museu Nacional de Arqueologia”, acrescentando que “é inacreditável que tenha desaparecido de uma instituição esta”.

De momento, o principal mistério é qual o rei a que pedra se referia? Afonso VI de Castela e Leão, Afonso VIII de Castela ou Afonso X de Castela e Leão? Sem a pedra, esta pergunta vai permanecer sem resposta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …