Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval.

Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila medieval. A chave para descobrir o quem e o quando deste mistério está, segundo arqueólogos espanhóis, numa inscrição de pedra perdida.

A vila de Almaçã acredita-se ter sido fundada em 1128, quando uma grande muralha e um fosso foram construídos para proteger este poderoso centro político onde os reis de Castela e Navarra se reuniam nas margens do Rio Douro para delinear estratégias na luta contra os Muçulmanos durante a Guerra da Reconquista.

Segundo o diário espanhol El País, vários monarcas e figuras importantes visitavam Almaçã, como por exemplo Dona Urraca de Portugal, Rainha de Leão e filha de D. Afonso Henriques.

Na tal inscrição de pedra medieval perdida lia-se “Rei Afonso” e é esta que contém a chave para identificar 22 esqueletos, 11 dos quais foram enterrados debaixo da muralha, escreve o Ancient-Origins. Um estudo foi publicado recentemente na revista científica MANTVA.

O coautor Manuel Retuerce Velasco diz que a aparente “localização estranha dos túmulos” pode estar relacionada com a igreja de Santa María de Calatañazor, datada do século XII e localizada perto da muralha de Almaçã. O especialista argumenta que parte da muralha pode ter sido construída sobre o cemitério da igreja.

Registos arqueológicos do século XIX relatam uma inscrição esculpida num arco da muralha referindo-se ao “Rei Afonso”, e uma carta datada de 2 de março de 1896 confirma que essa pedra foi transferida para a Academia Real de História naquele ano. No entanto, o seu rasto é perdido depois de lá chegar.

Em declarações ao El País, a Academia Real de História garante que a pedra “definitivamente não está no armazenamento da Academia ou no Museu Nacional de Arqueologia”, acrescentando que “é inacreditável que tenha desaparecido de uma instituição esta”.

De momento, o principal mistério é qual o rei a que pedra se referia? Afonso VI de Castela e Leão, Afonso VIII de Castela ou Afonso X de Castela e Leão? Sem a pedra, esta pergunta vai permanecer sem resposta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …