Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval.

Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila medieval. A chave para descobrir o quem e o quando deste mistério está, segundo arqueólogos espanhóis, numa inscrição de pedra perdida.

A vila de Almaçã acredita-se ter sido fundada em 1128, quando uma grande muralha e um fosso foram construídos para proteger este poderoso centro político onde os reis de Castela e Navarra se reuniam nas margens do Rio Douro para delinear estratégias na luta contra os Muçulmanos durante a Guerra da Reconquista.

Segundo o diário espanhol El País, vários monarcas e figuras importantes visitavam Almaçã, como por exemplo Dona Urraca de Portugal, Rainha de Leão e filha de D. Afonso Henriques.

Na tal inscrição de pedra medieval perdida lia-se “Rei Afonso” e é esta que contém a chave para identificar 22 esqueletos, 11 dos quais foram enterrados debaixo da muralha, escreve o Ancient-Origins. Um estudo foi publicado recentemente na revista científica MANTVA.

O coautor Manuel Retuerce Velasco diz que a aparente “localização estranha dos túmulos” pode estar relacionada com a igreja de Santa María de Calatañazor, datada do século XII e localizada perto da muralha de Almaçã. O especialista argumenta que parte da muralha pode ter sido construída sobre o cemitério da igreja.

Registos arqueológicos do século XIX relatam uma inscrição esculpida num arco da muralha referindo-se ao “Rei Afonso”, e uma carta datada de 2 de março de 1896 confirma que essa pedra foi transferida para a Academia Real de História naquele ano. No entanto, o seu rasto é perdido depois de lá chegar.

Em declarações ao El País, a Academia Real de História garante que a pedra “definitivamente não está no armazenamento da Academia ou no Museu Nacional de Arqueologia”, acrescentando que “é inacreditável que tenha desaparecido de uma instituição esta”.

De momento, o principal mistério é qual o rei a que pedra se referia? Afonso VI de Castela e Leão, Afonso VIII de Castela ou Afonso X de Castela e Leão? Sem a pedra, esta pergunta vai permanecer sem resposta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …