Injustiça social. O Estado apoia quem não merece e os ricos deviam pagar mais impostos

SXC

No mais recente relatório da OCDE, publicado esta terça-feira, Portugal é tido como o país desenvolvido onde mais pessoas acreditam que muitos recebem injustamente apoios do Estado. Além disso, defendem que os mais ricos deviam  pagar mais impostos.

O relatório “Risks that Matter 2018” procurou identificar e compreender os temas que mais preocupam os habitantes dos 21 países da OCDE, e perceber como é que os governos combatem esses mesmos problemas. O estudo teve em conta 22 mil pessoas, entre os 18 e os 70 anos.

De acordo com o relatório, há um claro sentimento de injustiça social na sociedade portuguesa, e os portugueses são dos que mais acreditam que os mais ricos devem pagar impostos mais altos, de forma a ajudar os mais pobres.

“Em cada país inquirido, mais da metade dos entrevistados escolheu “sim” ou “definitivamente sim” quando questionado: Deve o governo taxar mais os mais ricos do que atualmente faz, para apoiar os mais pobres?”, refere o relatório. No caso português, 79,7% dos inquiridos acreditam nesta medida.

O sentimento de injustiça alastra-se aos apoios do Estado. Apenas 12% dos portugueses consideram que recebem do Estado aquilo que merecem. Uma grande parcela dos portugueses revelam-se insatisfeitos com o papel do Governo em garantir o bem-estar social e económico.

 

Segundo a TSF, apenas 18% dos inquiridos acredita que facilmente têm acesso a apoios do Estado, caso eventualmente necessitem. Dados estatísticos, que de acordo com o relatório da OCDE, são “profundamente preocupantes”.

O relatório realça ainda que 70% dos portugueses que foram alvos deste inquérito acreditam que o Governo não está a trabalhar para eles ou a atribuir apoios sociais de acordo com as necessidades.

O Jornal Económico destaca ainda que os inquiridos “continuam a expressar compaixão e apoio às políticas redistributivas em prol dos pobres”. Quando questionados sobre a razão pela qual mais pessoas vivem em situação de pobreza, a resposta mais comum em 17 dos 21 países foi “injustiça na sociedade”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. … estes relatórios só demonstram o tipo de Estado que criamos e mantemos, diferenças entre o Estado Novo e este tipo de Estado que mantemos todos vemos que é um estado de PÁRIAS, ASSALARIADOS e INCOMPETENTES só reconhecem as FAMILIAS e a suas CARTEIRAS RECHEADAS, um Estado que não PRESTA PARA QUEM TRABALHA, existem pessoas que têm vergonha de serem portugueses como eu por alimentarmos estes VEMES HUMANOS.

  2. Cá, até parece uma “filial” da coreia do norte – a bem dizer – uma vez que o discurso oficial é um e a triste realidade é outra. Quanto aos privilegiados, é o mesmo: os outros que paguem… tudo!

    • Depois queixem-se do POPULISMO que estão, continuamente, a favorecer, por mais chamadas de atenção que a OCDE faça…

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …