Descobertos “ingredientes para a vida” em rochas com 3,5 mil milhões de anos

(dr) Helge Mißbach

Barita na Formação Dresser

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da Terra.

De acordo com o site Science Alert, a descoberta feita na Formação Dresser, formação rochosa na Austrália que tem 3,5 mil milhões de anos, junta-se a um conjunto significativo de pesquisas que apontam para vida antiga nesta parte do mundo.

No novo estudo, investigadores identificaram traços de uma química específica que poderiam ter permitido a existência de tais organismos primordiais, tendo encontrado moléculas orgânicas biologicamente relevantes contidas em depósitos de barita.

Utilizando várias técnicas para analisar as amostras deste mineral, a equipa descobriu aquilo que descreve como uma “diversidade intrigante de moléculas orgânicas com relevância metabólica conhecida ou inferida”, entre as quais estavam compostos orgânicos como ácido etanóico e metanotiol, mas também inúmeros gases, incluindo sulfeto de hidrogénio, que poderiam ter origem biótica ou abiótica.

Embora possa ser impossível ter a certeza das ligações exatas, a proximidade destas inclusões dentro da barita e os agregados orgânicos adjacentes, chamados estromatólitos, sugerem que as substâncias químicas antigas, uma vez carregadas dentro dos fluidos hidrotermais, podem ter afetado as comunidades microbianas primitivas.

Além destas que podem ter agido como nutrientes ou substratos, outros compostos encontrados dentro das inclusões podem ter servido como “blocos de construção” para várias reações químicas baseadas em carbono – processos que poderiam ter iniciado o metabolismo microbiano, produzindo fontes de energia, como lípidos, que podem ser decompostos por formas de vida.

“Por outras palavras, ingredientes essenciais do chamado methyl thioacetate, um agente crítico proposto na criação da vida, estavam disponíveis nos ambientes da Formação Dresser”, explica a equipa no estudo publicado, a 17 de fevereiro, na revista científica Nature Communications.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …