Inglesa vai pagar 2 milhões para recuperar Forte de Albarquel em Setúbal

Igiul / wikimedia

Forte de Albarquel, em Setúbal

Forte de Albarquel, em Setúbal

Uma inglesa “apaixonada por fortes e por Setúbal” vai garantir a requalificação do Forte de Albarquel com um investimento de 2 milhões de euros. Uma ajuda do mecenato vital para a recuperação do monumento que está ao abandono, já que “não há dinheiro” público para este fim.

É a própria presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, que o salienta, em declarações divulgadas pelo DN. O forte, situado ao lado do rio Sado, na serra da Arrábida, era propriedade do Ministério de Defesa e encontrava-se abandonado, tendo sido cedido gratuitamente à autarquia sadina.

A requalificação do imóvel vai agora ser garantida pelo The Helen Hamlyn Trust, fundação da filantropa inglesa Helen Hamlyn, uma “apaixonada por fortes e por Setúbal”, revela a autarca ao mesmo jornal.

“Há alguns anos que tínhamos solicitado a passagem da fortificação para a Câmara, mas só este Governo o fez”, nota ainda Maria das Dores Meira.

O forte vai ser transformado num centro cultural, com “um núcleo museológico”, e “deverá receber exposições permanentes e temporárias e eventos culturais, desde concertos de música de câmara, a recitais de poesia, até peças teatrais”, conforme apurou o DN.

A autarquia vai ficar na posse do imóvel durante 32 anos e o espaço envolvente ao forte será intervencionado graças ao dinheiro de outro mecenas, a Fundação Buehler-Brockhaus, pertencente a dois alemães radicados em Setúbal.

A Câmara será responsável pela construção do parque de estacionamento e Maria das Dores Meira realça que “há interessados” na construção de um hotel de cinco estrelas na zona.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …