Jovem belga de 16 anos quer ser a pessoa mais nova a sobrevoar a Terra num ultraleve — e vai fazê-lo sozinho

Jovem inspirou-se na irmã, dois anos mais velha, que em janeiro, se tornou a mais jovem mulher a completar o feito.

É normal em todas as relações de irmãos exista uma rivalidade e picardias, as quais podem ser agravadas caso entre eles exista também um marcado espírito competitivo. Estas são as premissas da história de Mack Rutherford, um piloto de 16 anos com ascendência inglesa e belga, que pretende tornar-se a pessoa mais jovem de sempre a completar uma volta à Terra num pequeno avião, isto depois de a 17 de janeiro a sua irmã Zara, com 19 anos, ter entrado na história como a mulher mais jovem a consegui-lo.

A jovem foi também a pessoa mais jovem a circunvagar o planeta num ultraleve, um recorde que o seu irmão também poderá bater.

Como não é surpreendente, os dois fazem parte de uma família de pilotos, sendo frequente acompanharem os seus pais nos voos, pelo menos desde a idade lhes permitiu. No caso de Mack, com apenas 15 anos tornou-se o piloto mais jovem do mundo ao conseguir a sua licença, em julho de 2020.

Segundo o britânico The Guardian, Mack sempre quis fazer algo especial na sua carreira, mas não foi até a sua irmã fazer história que lhe passou pela cabeça tentar o mesmo. “Definitivamente, acho que muita da inspiração para querer voar pelo mundo veio da minha irmã”, descreveu. Caso a tentativa seja bem sucedida, o jovem será a indivíduo do género masculino mais nova a sobrevoar o planeta Terra, um recorde que atualmente é detido por Travs Ludlow, que o conseguiu com 18 anos, em 2021.

A aventura de Mack deverá começar na Bulgária, de onde partirá para sul, para África, onde visitará países como Madagáscar e a Mauritánia. Depois, rumará a norte, até Omã e à Rússia, antes de viajar até aos Estados Unidos, Islândia, Reino Unido e voltar à Bulgária.

Apesar do entusiasmo do jovem, nem todos o acompanharam no que diz respeito à aventura. A sua mãe, Beatrice De Smet, explicou que teve as suas dúvidas quando Mack lhe comunicou o seu plano. “Quando ele nos disse pela primeira vez que queria voar pelo mundo, eu disse ‘nem pensar’. Eu nem queria ouvir falar no assunto porque pensei que ele era demasiado novo”, descreveu.

A progenitora não mudou de ideias até que o filho lhe escrever uma carta a descrever a sua paixão pelo desafio e por bater o recorde. Enquanto piloto ela própria, um conselho que sempre deu aos dois filhos foi estarem confiantes nas suas capacidades antes de descolarem. “Nunca levantem voo se não se sentirem confortáveis, seja por que motivo for”, esclareceu.

Apesar do entusiasmo, também o jovem reconhece as dificuldades de preparar – e viver – uma aventura destas dimensões em tão tenra idade. “Estou muito entusiasmado, mas obviamente também nervoso, sobretudo no que respeita aos voos oceânicos”, descreveu. “Num dos voos, tenho de pilotar durante oito horas por cima do oceano, por isso, caso alguma coisa corra mal, não há muito que possa fazer. Mas confio na minha aeronave com todo o coração.”

A aeronave em causa é um Shark, um dos ultraleves mais rápidos do mundo, com uma velocidade de cruzeiro superior a 300km por hora. É também o mesmo aparelho que Zara usou durante a sua viagem – que lhe valeu um recorde mundial. O Shakr está também preparado para viagens de longo curso e a aventura será patrocinada pela ICDSoft, que forneceu o avião.

Para além de todas as questões relacionadas com o voo, Mack tem outro motivo de preocupação: os estudos, que terá de conciliar com a viagem. Neste momento, o jovem está a preparar-se para os exames nacionais de História, Economia e Biologia, pelo que teve de pedir aos professores que prolongassem o seu trabalho de casa para mais alguns dias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.