Influenciadora chinesa multada após cozinhar e comer tubarão branco

elevy / Flickr

Carcharodon carcharias, conhecido pelo nome comum de tubarão-branco

Uma influenciadora chinesa foi multada em cerca de 17.000 euros após ter publicado um vídeo em que surgia a comprar, a preparar e a comer ilegalmente um tubarão branco.

A blogger de culinária, que nas redes sociais usa o nome de Tizi, foi identificada pelas autoridades como Jin.

De acordo com um comunicado da polícia de Nanchong, na província de Sichuan, Jin terá comprado o tubarão em abril de 2022 e publicado o vídeo em julho do mesmo ano.

O vídeo em causa viola a “Lei de Proteção de Animais Silvestres da República popular da China”, informou o comunicado. A posse ilegal de tubarão branco também pode levar a uma pena de prisão entre cinco a dez anos, avançou o The Week.

A polícia começou a investigar a blogger, que tem quase oito milhões de seguidores, em agosto de 2022, noticiou a CBS News.

As autoridades indicaram que Tizi comprou o tubarão por cerca de 1.000 euros no website Taobao, do Alibaba. Testes de ADN de restos de tecido identificaram a espécie de tubarão. Outros dois indivíduos envolvidos na captura e venda do animal foram detidos.

O tubarão branco está na lista de animas vulneráveis pelo World Wildlife Fund. Em fevereiro de 2020, a China passou a proibir totalmente a compra, venda e consumo de animais selvagens. A proibição foi introduzida no início da pandemia de covid-19, para impedir atividades que os especialistas dizem ter causado o coronavírus.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.