Infarmed deteta medicamento ilegal para emagrecer no mercado português

SXC

-

O Infarmed detetou no mercado português um medicamento ilegal para emagrecer e que contém uma substância retirada do mercado europeu por constituir um risco para a saúde, anunciou a autoridade do medicamento.

De acordo com o Infarmed, o produto Li Da – Daidaihua (cápsulas) é um medicamento ilegal por não ter autorização de introdução no mercado em Portugal e conter uma substância (subutramina) que foi retirada do mercado europeu.

Esta substância, “que tem atividade farmacológica e se destina ao emagrecimento, foi detetada após análise no laboratório do Infarmed”, refere a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

“Atendendo a que este produto não foi autorizado pelo Infarmed, a sua utilização é proibida em Portugal, não estando garantida a sua qualidade, segurança e eficácia”, acrescenta.

O Infarmed indica ainda a todas as entidades que disponham deste produto que não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo comunicar de imediato com a autoridade do medicamento.

Os utentes que tenham adquirido o produto não o devem utilizar e o Infarmed aconselha a entregar as embalagens em causa na farmácia para posterior destruição.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.