INE confirma crescimento de 2,8%, o mais positivo dos últimos 10 anos

O Instituto Nacional de Estatística confirmou, esta quarta-feira, que a economia portuguesa cresceu 2,8% em termos homólogos e 1% em cadeia no primeiro trimestre deste ano, mantendo os números divulgados na estimativa rápida.

Desta forma, o INE confirmou que o desempenho homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre foi o mais positivo dos últimos dez anos, já que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

Estes números confirmam também uma aceleração da economia portuguesa, que tinha crescido 2% em termos homólogos no primeiro trimestre de 2016 e 0,7% no último trimestre de 2016.

O INE explica que a aceleração do PIB no primeiro trimestre deste ano, em termos homólogos, “resultou do aumento do contributo da procura externa líquida“, devido a uma subida mais acentuada das exportações (+9,7%) do que a observada nas importações (+8%).

“As exportações de bens e serviços em volume registaram um crescimento mais intenso no primeiro trimestre, passando de uma variação homóloga de 6,6% no quarto trimestre para 9,7%, com ambas as componentes, bens e serviços, a contribuírem no mesmo sentido”, destaca o INE, salientando que as exportações de bens aumentaram 9,2% no primeiro trimestre e as de serviços apresentaram uma variação homóloga de 10,9%.

Também as importações de bens e serviços em volume aceleraram ligeiramente, aumentando 8% em termos homólogos, após um crescimento de 7,7% no trimestre anterior.

A procura externa líquida (as exportações subtraídas as importações) contribuiu com 0,5 pontos percentuais para o crescimento homólogo do PIB no primeiro trimestre deste ano, quando no trimestre anterior subtraía ao PIB 0,6 pontos percentuais, o que, segundo o INE, “traduziu a aceleração mais pronunciada das exportações de Bens e Serviços que a observada nas importações”.

Por outro lado, embora o contributo da procura interna para o PIB continue elevado (2,3 pontos percentuais) diminuiu no primeiro trimestre (eram 2,6 pontos no trimestre precedente).

A desaceleração da procura interna foi justificada sobretudo com o consumo privado, que registou uma variação homóloga de 2,2% no primeiro trimestre (abaixo da variação de 3% registada no trimestre anterior).

Em sentido oposto, verificou-se uma aceleração do investimento, que passou de um crescimento de 3,6% no quarto trimestre para 5,5% no primeiro trimestre.

O INE destaca que a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) acelerou de 5,2% no quarto trimestre para 8,9%, sendo que o investimento em construção foi a componente que mais contribui para o crescimento da FBCF no primeiro trimestre, registando um aumento homólogo de 8,5% em termos reais (1,5% no trimestre anterior).

O consumo público apresentou uma taxa de variação homóloga de -0,4%, o que compara com uma variação nula no trimestre anterior. O INE recorda que a evolução do consumo público a partir do segundo semestre de 2016 foi influenciada pela alteração do período normal de trabalho na Administração Pública de 40 para 35 horas semanais, “com o consequente aumento do deflator da componente de remunerações e efeito negativo em volume”.

O INE dá conta também de que o emprego (corrigido de sazonalidade) aumentou 3,2% no primeiro trimestre, acima da subida de 2,4% registada no quarto trimestre.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não sei se é o caso, mas por vezes, certas estatísticas que o INE divulga faz-me lembrar aquele ministro iraquiano que dizia que estava tudo bem e que os norte americanos ainda estavam longe….lol

  2. As duas meninas na foto devem fazer parte dos 25% de jovens à procura de um emprego, neste país em enorme crescimento e com níveis baixíssimos de desemprego. (?!)
    Há engenharia financeira, mas também há indicadores económicos cozinhados.
    Turismo à parte, o que sobra neste país de crescimento ?!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …