Índia celebra 75 anos de Independência

1

Central Press / Wikipedia

Mahatma Gandhi, na foto em 1930, liderou a luta pela independência da Índia

A Índia comemora 75 anos de independência, um passo importante na jornada da maior democracia do mundo, herdeira de uma civilização milenar e de uma diversidade única.

A Índia assinala esta segunda-feira, 15 de Agosto, 75 anos de independência. Com mais de 1,3 mil milhões de habitantes, é a maior democracia do mundo.

Recentemente, a revista India Today, próxima do poder actual, publicou uma sondagem para perceber o que os indianos pensam do país. Resultado: uma chuva de elogios ao primeiro-ministro, Narendra Modi.

No entanto, os opositores do primeiro-ministro, denunciam uma deriva ditatorial do poder. No passado 5 de Agosto, os líderes do Congresso, principal partido da oposição, foram proibidos de se manifestar contra a inflação e o desemprego.

Desde a independência, a população cresceu de 350 milhões para 1,35 mil milhões. Existem 22 línguas oficiais, com diferentes escritas e centenas de dialectos. Todas as principais religiões do mundo estão integradas na sociedade indiana e beneficiam de garantias constitucionais.

A Índia é a quinta maior economia do mundo e está a crescer rapidamente.

O país é um grande produtor agrícola e farmacêutico, uma potência nuclear e espacial e líder em pagamentos digitais, criando o terceiro maior ecossistema de startups do mundo. Ajudou a administrar mais de dois mil milhões de doses de vacinas contra a Covid.

Mantém a segurança das suas fronteiras e a liberdade dos mares, mantendo as responsabilidades internacionais – fortalecendo as instituições e promovendo a paz por meio de acordos com todos e um futuro sustentável.

Em 2047, quando a Índia assinalar os 100 anos de independência, o país “estará entre as três principais economias”, como disse o primeiro-ministro Narendra Modi, descrevendo uma economia “inclusiva e equitativa; um horizonte democrático que pertence aos cidadãos de todas as religiões”.

No dia 15 de Agosto de 1947, a Índia libertava-se do colonialismo britânico, depois de uma longa luta e em circunstâncias trágicas desde a Partição Partição da Índia, que antecedeu a independência, causando milhões de mortes.

A Independência ocorreu com uma luta não violenta liderada por Mahatma Gandhi e muitos outros líderes que têm sido inspiração para as lutas pela liberdade em todo o mundo.

Esta segunda-feira é dia de celebrações e de acertos de contas em Nova Deli.

// RFI

1 Comment

  1. A Índia não é sequer uma democracia pois que lhe falta um dos dois pilares fundamentais da democracia, a igualdade. É uma sociedade de castas, por isso, extremamente injusta. Diz-se que é a maior só por causa da população e mente-se dizendo que é uma democracia apenas porque o governo é eleito por sufrágio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.