Um avião da TAP só conseguiu aterrar à segunda no Aeroporto de Copenhaga, na Dinamarca, na passada sexta-feira, e há relatos de que a asa e o motor esquerdos tocaram na pista. Um “incidente grave” que está a ser investigado pelas autoridades dinamarquesas.
O episódio com o Airbus A320-200 da TAP que fez a viagem de Lisboa a Copenhaga, na passada sexta-feira, com 102 passageiros e sete tripulantes a bordo, foi divulgado pelo site especializado em acidentes e incidentes aéreos The Aviation Herald.
De acordo com a publicação, a velocidade do avião “reduziu drasticamente de cerca de 133 para cerca de 120 nós”, aquando da primeira tentativa de aterragem.
A aeronave “sobrevoou edifícios em altura muito baixa ao dar a volta” para a segunda tentativa que aconteceu, sem problemas, cerca de 20 minutos depois, ainda segundo o site.
O The Aviation Herald cita testemunhas que se encontravam no “solo” e que “relataram que a aeronave bateu com a sua asa esquerda na pista” e que “até parecia que o motor da mão esquerda (CFM56)” também “fez contacto com a pista”, na primeira tentativa de aterragem.
Além disso, “quase colidiu com uma antena e edifícios antes que a aeronave finalmente conseguisse sair em segurança”, destaca o mesmo site.
“Fontes no aeroporto relatam que o reversor do motor esquerdo foi danificado“, refere também a publicação.
TAP fala em “razões técnicas”
O Conselho de Investigação de Acidentes Aéreos da Dinamarca, o Havarikommissionen, classificou o episódio como um “incidente grave” e abriu um inquérito de averiguações.
Após as primeiras análises, “não há indicações visuais ou marcas que indiquem que a a asa ou o motor tocaram no solo”, aponta esta entidade citada pela CNN Portugal.
Fonte da TAP refere a esta estação que a aterragem foi abortada “devido a razões técnicas”, notando que a companhia de aviação não tem “qualquer relatório com danos em qualquer parte da aeronave relacionada com o contacto com o solo”.
“Nesta fase, é demasiado cedo para tirar conclusões precipitadas antes do final da investigação”, aponta ainda a mesma fonte, frisando que “os dados de voo serão analisados durante o processo de investigação de segurança”.
A aeronave já terá regressado a Lisboa sem que se tivessem registado novos problemas.
estes pilotos da TAP são uns belos maçaricos
A Ana não sabe claramente do que fala.
Tirar conclusões por uma notícia que ela mesmo declara estar a relatar factos com base em diz que disse é falta de bom senso.
Talvez deva esperar pela conclusão da investigação … algo que acontece sempre que existe uma aterragem de emergência ou um avião falha a aterragem à primeira.
Pois são… por isso é que, ainda agora no início de 2022, a TAP ficou no top5 das companhias aéreas mais seguras do mundo!…
Aposto que tu, no que fazes, também estás no top5 mundial…
Deve ter sido o piloto que passou o sinal vermelho!
se o piloto conseguiu evitar o acidente , então é um bom piloto