Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de fumar pode ser a solução.

Especialistas analisaram evidências de 33 estudos e encontraram fortes evidências de que os programas de incentivos ajudam as pessoas a parar de fumar, aumentando as taxas de abandono aos seis meses ou mais em cerca de 50%. Os resultados foram compilados e publicados esta quarta-feira na Cochrane Library.

Nesses programas, os fumadores que provavam que pararam de fumar foram recompensados financeiramente. Alguns expressaram preocupações de que os fumadores voltassem ao tabagismo quando as recompensas financeiras terminassem, mas os estudos mostraram que as pessoas, na realidade, paravam mesmo de fumar.

Incentivos financeiros podem chegar de todas as formas e feitios. Na análise dos cientistas, eles variavam entre vales de compras ou serviços e dinheiro real. Não foi encontrada nenhuma evidência de que o sucesso variou com base no valor da recompensa, mas são necessários mais estudos para investigar isso.

Recompensa imediata

Existem razões convincentes para provar que pagar às pessoas pode ajudá-las. Incentivos financeiros podem recompensar o comportamento de parar de fumar. Pagar às pessoas também pode oferecer um benefício positivo imediato, já que muitos acham difícil pensar sobre os benefícios a longo prazo de parar de fumar.

É por isso encorajador que mais e mais programas façam o mesmo — incluindo programas que ajudem mulheres grávidas a parar de fumar e programas para pessoas com histórico de abuso de substâncias.

Dar incentivos como uma maneira de ajudar as pessoas a desistir, no entanto, apresenta diferentes desafios em comparação com os métodos convencionais. Algumas pessoas temem que os não-fumadores se inscrevam nos programas de recompensa financeira apenas para receber o pagamento.

No entanto, a maioria dos programas testa os níveis de substâncias químicas relacionadas com o tabaco no sangue, na respiração ou na urina dos participantes antes de permitir que eles participem no programa, portanto é improvável que isso aconteça.

Noutros casos, há preocupações sobre como certos programas recompensam o abandono. Por exemplo, a empresa de tabaco Philip Morris lançou recentemente uma companhia de seguros que inclui benefícios financeiros para fumadores que desistem. O valor do benefício depende de como é que eles desistem e se usam produtos da Philip Morris para fazê-lo.

Algumas pessoas são contra pagar às pessoas para pararem de fumar, pois pode parecer injusto para os não-fumadores, que não recebam nada. Afinal, pessoas que nunca fumaram não são elegíveis para esses programas. Este é um ponto importante a ser abordado, porque a aceitação pública das intervenções de saúde é fundamental para o seu sucesso.

A maioria dos fumadores que desistir. Grande parte deles sabe que fumar é mau para a saúde e sabem que isso sai caro para eles e para a sociedade, mas os cigarros forem feitos para ser difícil deixar de fumar. Assim sendo, os cientistas sentem que é importante a sociedade colaborar para ajudar as pessoas a travarem este hábito.

PARTILHAR

RESPONDER

Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor …

"Melhor treinador de todos os tempos". Mourinho vai receber prémio na Web Summit

A Web Summit anunciou, esta terça-feira, que o treinador de futebol português vai ser premiado com o "Web Summit Innovation in Sport", durante o evento que decorre online entre 2 e 4 de dezembro. Em comunicado …

Afinal, novo apoio social vai chegar a 250 mil trabalhadores e custar 633 milhões de euros

As negociações do Governo com a esquerda levaram a alterações no novo apoio social, que deverá abranger mais 80 mil pessoas do que inicialmente estava previsto.  O novo apoio social previsto na proposta de Orçamento do …

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …

Bernardo Silva arrasa Vieira (e Jesus e Rui Costa atiram-se ao jogador)

Na antecâmara das eleições para a presidência do Benfica, Bernardo Silva, ex-futebolista encarnado, apela a uma "mudança" e deixa duras críticas à presidência de Luís Filipe Vieira. Por outro lado, Rui Costa, que integra a …