Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de fumar pode ser a solução.

Especialistas analisaram evidências de 33 estudos e encontraram fortes evidências de que os programas de incentivos ajudam as pessoas a parar de fumar, aumentando as taxas de abandono aos seis meses ou mais em cerca de 50%. Os resultados foram compilados e publicados esta quarta-feira na Cochrane Library.

Nesses programas, os fumadores que provavam que pararam de fumar foram recompensados financeiramente. Alguns expressaram preocupações de que os fumadores voltassem ao tabagismo quando as recompensas financeiras terminassem, mas os estudos mostraram que as pessoas, na realidade, paravam mesmo de fumar.

Incentivos financeiros podem chegar de todas as formas e feitios. Na análise dos cientistas, eles variavam entre vales de compras ou serviços e dinheiro real. Não foi encontrada nenhuma evidência de que o sucesso variou com base no valor da recompensa, mas são necessários mais estudos para investigar isso.

Recompensa imediata

Existem razões convincentes para provar que pagar às pessoas pode ajudá-las. Incentivos financeiros podem recompensar o comportamento de parar de fumar. Pagar às pessoas também pode oferecer um benefício positivo imediato, já que muitos acham difícil pensar sobre os benefícios a longo prazo de parar de fumar.

É por isso encorajador que mais e mais programas façam o mesmo — incluindo programas que ajudem mulheres grávidas a parar de fumar e programas para pessoas com histórico de abuso de substâncias.

Dar incentivos como uma maneira de ajudar as pessoas a desistir, no entanto, apresenta diferentes desafios em comparação com os métodos convencionais. Algumas pessoas temem que os não-fumadores se inscrevam nos programas de recompensa financeira apenas para receber o pagamento.

No entanto, a maioria dos programas testa os níveis de substâncias químicas relacionadas com o tabaco no sangue, na respiração ou na urina dos participantes antes de permitir que eles participem no programa, portanto é improvável que isso aconteça.

Noutros casos, há preocupações sobre como certos programas recompensam o abandono. Por exemplo, a empresa de tabaco Philip Morris lançou recentemente uma companhia de seguros que inclui benefícios financeiros para fumadores que desistem. O valor do benefício depende de como é que eles desistem e se usam produtos da Philip Morris para fazê-lo.

Algumas pessoas são contra pagar às pessoas para pararem de fumar, pois pode parecer injusto para os não-fumadores, que não recebam nada. Afinal, pessoas que nunca fumaram não são elegíveis para esses programas. Este é um ponto importante a ser abordado, porque a aceitação pública das intervenções de saúde é fundamental para o seu sucesso.

A maioria dos fumadores que desistir. Grande parte deles sabe que fumar é mau para a saúde e sabem que isso sai caro para eles e para a sociedade, mas os cigarros forem feitos para ser difícil deixar de fumar. Assim sendo, os cientistas sentem que é importante a sociedade colaborar para ajudar as pessoas a travarem este hábito.

PARTILHAR

RESPONDER

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …