Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de fumar pode ser a solução.

Especialistas analisaram evidências de 33 estudos e encontraram fortes evidências de que os programas de incentivos ajudam as pessoas a parar de fumar, aumentando as taxas de abandono aos seis meses ou mais em cerca de 50%. Os resultados foram compilados e publicados esta quarta-feira na Cochrane Library.

Nesses programas, os fumadores que provavam que pararam de fumar foram recompensados financeiramente. Alguns expressaram preocupações de que os fumadores voltassem ao tabagismo quando as recompensas financeiras terminassem, mas os estudos mostraram que as pessoas, na realidade, paravam mesmo de fumar.

Incentivos financeiros podem chegar de todas as formas e feitios. Na análise dos cientistas, eles variavam entre vales de compras ou serviços e dinheiro real. Não foi encontrada nenhuma evidência de que o sucesso variou com base no valor da recompensa, mas são necessários mais estudos para investigar isso.

Recompensa imediata

Existem razões convincentes para provar que pagar às pessoas pode ajudá-las. Incentivos financeiros podem recompensar o comportamento de parar de fumar. Pagar às pessoas também pode oferecer um benefício positivo imediato, já que muitos acham difícil pensar sobre os benefícios a longo prazo de parar de fumar.

É por isso encorajador que mais e mais programas façam o mesmo — incluindo programas que ajudem mulheres grávidas a parar de fumar e programas para pessoas com histórico de abuso de substâncias.

Dar incentivos como uma maneira de ajudar as pessoas a desistir, no entanto, apresenta diferentes desafios em comparação com os métodos convencionais. Algumas pessoas temem que os não-fumadores se inscrevam nos programas de recompensa financeira apenas para receber o pagamento.

No entanto, a maioria dos programas testa os níveis de substâncias químicas relacionadas com o tabaco no sangue, na respiração ou na urina dos participantes antes de permitir que eles participem no programa, portanto é improvável que isso aconteça.

Noutros casos, há preocupações sobre como certos programas recompensam o abandono. Por exemplo, a empresa de tabaco Philip Morris lançou recentemente uma companhia de seguros que inclui benefícios financeiros para fumadores que desistem. O valor do benefício depende de como é que eles desistem e se usam produtos da Philip Morris para fazê-lo.

Algumas pessoas são contra pagar às pessoas para pararem de fumar, pois pode parecer injusto para os não-fumadores, que não recebam nada. Afinal, pessoas que nunca fumaram não são elegíveis para esses programas. Este é um ponto importante a ser abordado, porque a aceitação pública das intervenções de saúde é fundamental para o seu sucesso.

A maioria dos fumadores que desistir. Grande parte deles sabe que fumar é mau para a saúde e sabem que isso sai caro para eles e para a sociedade, mas os cigarros forem feitos para ser difícil deixar de fumar. Assim sendo, os cientistas sentem que é importante a sociedade colaborar para ajudar as pessoas a travarem este hábito.

PARTILHAR

RESPONDER

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …