Incêndio no Centro Hospitalar de São João provoca um morto

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Hospital de Campanha no São João, Porto

Incêndio foi considerado de “elevada complexidade”.

Um fogo no piso 9 do Hospital de São João, no Porto, provocou uma vítima mortal e quatro feridos e obrigou à deslocação de doentes de pneumologia dentro da unidade hospitalar — assim como ativação do plano de emergência.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro, o incêndio deflagrou pelas 17h40.

Há ainda registo de cinco profissionais de saúde afetados, pelo que estão atualmente a receber assistência nos serviços de urgência do mesmo hospital. Segundo a agência Lusa, dos quatro feridos, dois sofreram paragens cardiorrespiratórias — tendo recebido de imediato assistência.

Para já, ainda está por determinar a origem do fogo, que está já em fase de resolução. No local estiveram presentes 21 operacionais do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, dos Bombeiros Portuenses, do Instituto Nacional de Emergência Médica e da Polícia de Segurança Pública.

Segundo apurou o Jornal de Notícias, o incêndio foi provocado por um paciente, que sofre de doença terminal e de perturbações mentais, que decidiu acender um cigarro na enfermaria, junto dos aparelhos médicos e do fornecimento de oxigénio.

O paciente terá pegado fogo à própria roupa e entrado em pânico, espalhando as chamas pela roupa da sua cama e da cama do lado, bem como noutros materiais inflamáveis do quarto. A pessoa na cama ao lado, impossibilitado de fugir devido à sua condição física, acabou por sucumbir, acrescenta o JN.

Na sequência do incêndio deu-se uma explosão, provavelmente devido aos reservatórios de oxigénio no quarto, e gerou-se um fumo intenso que se terá propagado a outros andares do hospital, escreve ainda o mesmo jornal.

Através de um comunicado divulgado pelo centro hospitalar, este fez saber que “o hospital encontra-se a prestar informação e apoio psicológico às famílias das vítimas e aos profissionais”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.