Implantes mamários salvam vida de homem em cirurgia de emergência bizarra

Northwestern Medicine

Os implantes foram usados para evitar o colapso do coração do paciente, que estava à espera de receber um transplante de pulmões.

Um homem de 34 anos, David “Davey” Bauer, teve sua vida salva por um procedimento médico inovador que envolveu o uso de implantes mamários para estabilizar seu tórax após a remoção dos seus pulmões, que estavam severamente infectados.

Viciado em vaping desde os 21 anos, Bauer apanhou uma infeção pulmonar resistente a antibióticos, que levou a que precisasse de um transplante duplo de pulmão com urgência.

Bauer foi internado num hospital em St. Louis, no estado norte-americano do Missouri, onde foi ligado a um sistema de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), que funcionou como pulmões artificiais temporários. Com a sua condição a piorar, e a equipa médica entrou em contato com o Instituto Torácico Northwestern Medicine Canning.

Para ser considerado para um transplante, era necessário eliminar a infecão, o que só seria possível com a remoção de ambos os pulmões. Os médicos, diante deste possibilidade desconhecida, decidiram usar implantes de silicone mamários do tamanho DD para preencher o espaço vazio no tórax de Bauer e evitar o colapso do seu coração na cavidade torácica, explica o IFLScience.

Com os pulmões infetados removidos e os implantes no lugar, Bauer conseguiu combater a infeção. Pouco tempo depois, pulmões de um doador ficaram disponíveis, e a 28 de maio, o paciente recebeu o transplante de que precisava. Após meses de recuperação intensiva, Bauer foi transferido para a reabilitação em setembro.

Bauer, que criou uma página de angariação de fundos para ajudar com as despesas médicas, quer agora usar a sua experiência para alertar para os riscos do vaping, reconhecendo que, embora não haja provas definitivas de que o seu vício tenha causado a condição médica, é sabido que o vaping causa lesões pulmonares.

“Pretendo fazer uma camisola com a inscrição ‘DD Davey’ e mudar todos os meus perfis de jogo. Mas, falando a sério, estou muito orgulhoso de ser o primeiro paciente da Northwestern Medicine a submeter-se a este procedimento inovador, e espero que este primeiro procedimento médico abra caminho para que mais pacientes gravemente doentes recebam transplantes de pulmão num futuro próximo”, afirma.

A equipa médica destaca que este caso evidencia a possibilidade de manter pacientes vivos temporariamente sem pulmões enquanto aguardam por transplantes, graças à nova tecnologia.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.