O impacto dos Maias no ambiente foi maior do que se pensava

(dr) Universidad de Texas, Austin

Restos de campos agrícolas maias em Belize

Restos de grandes campos de cultivo criados pelos Maias, no Belize, revelam impactos extremos e antigos da ação humana nas florestas tropicais.

Uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade do Texas, em Austin, prova que os Maias deixaram certas características agrícolas em áreas húmidas.

O artigo científico, publicado recentemente na PNAS, aponta que a civilização aumentou o dióxido de carbono atmosférico e o metano devido às queimadas e aos eventos agrícolas que praticavam na altura.

Os cientistas já sabiam que as infraestruturas urbanas e rurais da civilização Maia alteravam os ecossistemas em florestas tropicais. No entanto, no primeiro estudo – que combinou imagens de LIDAR (deteção e alcance de luz) com evidências de escavação e datação de áreas húmidas -, os investigadores descobriram que o complexo de campos húmidos Birds of Paradise, no Belize, é cinco vezes maior do que o descoberto anteriormente. Além disso, encontraram um complexo ainda maior no mesmo país.

Estas descobertas apontam para “impactos antropogénicos, mais intensos e de maior alcance em florestas tropicais de importância global” por parte da civilização Maia. Esta evidência indica um Antropoceno anterior mais extenso, nomeadamente um período em que a atividade humana começou a afetar significativamente o meio ambiente.

Em comunicado, citado pelo Europa Press, Tim Beach, principal autor do artigo científico, adianta que a equipa está “a começar a entender a pegada humana do Antropoceno nas florestas tropicais”.

“Estas redes de grandes áreas húmidas podem ter mudado o clima muito antes da industrialização, e podem ser a resposta para a longa questão de como uma grande civilização da floresta tropical foi alimentada”, rematou o cientista.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Na sequência das recentes notícias, relativas aos critérios e transparência de subsídios municipais :

    1. “Aveiro: Ribau Esteves nega perseguição à ASPEA, assumindo desconforto com posições ‘anti-Câmara’ – 9 Setembro, 2019”
    e
    2- “Aveiro: Edil garante critérios e transparência de subsídios municipais – 25 Julho, 2019”

    Importava que, (ao abrigo do artigo 82º DL n.º 4/2015, de 07 de Janeiro – CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO) requeressem toda a informação sobre os processos em curso relativos aos subsídios dados à “Associação Desportiva de Taboeira”, às obras lá feitas em 2019 e ao terreno do estacionamento que vai ser adquirido pela câmara (dando encapotada mente mais fundos à associação)para depois ser esta a fazer as obras que este espaço “de utilização privada” carece!

    Acontece que foi a CMA cedeu por investimento uma verba para esta associação de 133.628,05 € para “apoiar a construção do novo Complexo Desportivo da Taboeira”. Acontece que as obras foram feitas apenas no edificado e o estacionamento ficou de fora… Agora no final de 2019, o presidente aprovou comprar o terreno do estacionamento da associação, para ser público e então fazer as obras que ficaram por fazer (estacionamento que será usado pelos utilizadores da associação!). Deste modo compra um terreno que não tinha de ser público e faz as obras que deviam ser arcadas pela associação, e por fim paga ainda uma verba pelo preço do terreno à associação em causa! A associação até pode ser meritória de grandes apoios, mas o que está aqui em causa são os critérios de transparências e as aparentes habilidades ilegais que importa investigar!

    https://www.noticiasdeaveiro.pt/aveiro-ribau-esteves-nega-perseguicao-a-aspea-assumindo-desconforto-com-posicoes-anti-camara/

    https://www.noticiasdeaveiro.pt/aveiro-edil-garante-criterios-e-transparencia-de-subsidios-municipais/

    https://www.cm-aveiro.pt/municipio/comunicacao/noticias/arquivo/noticia/contrato-programa-de-desenvolvimento-desportivo-com-a-associacao-desportiva-da-taboeira

    ———————-
    “CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO
    Artigo 82.º
    Direito dos interessados à informação
    1 – Os interessados têm o direito de ser informados pelo responsável pela direção do procedimento, sempre que o requeiram, sobre o andamento dos procedimentos que lhes digam diretamente respeito, bem como o direito de conhecer as resoluções definitivas que sobre eles forem tomadas.
    2 – As informações a prestar abrangem a indicação do serviço onde o procedimento se encontra, os atos e diligências praticados, as deficiências a suprir pelos interessados, as decisões adotadas e quaisquer outros elementos solicitados.
    3 – As informações solicitadas ao abrigo do presente artigo são fornecidas no prazo máximo de 10 dias.
    4 – Nos procedimentos eletrónicos, a Administração deve colocar à disposição dos interessados, na Internet, um serviço de acesso restrito, no qual aqueles possam, mediante prévia identificação, obter por via eletrónica a informação sobre o estado de tramitação do procedimento.
    5 – Salvo disposição legal em contrário, a informação eletrónica sobre o andamento dos procedimentos abrange os elementos mencionados no n.º 2.”

    Cumprimentos,
    (anónimo para evitar represálias recorrentes acontecerem dentro da câmara. em prol da defesa da transparência municipal…)

RESPONDER

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …