O impacto dos Maias no ambiente foi maior do que se pensava

(dr) Universidad de Texas, Austin

Restos de campos agrícolas maias em Belize

Restos de grandes campos de cultivo criados pelos Maias, no Belize, revelam impactos extremos e antigos da ação humana nas florestas tropicais.

Uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade do Texas, em Austin, prova que os Maias deixaram certas características agrícolas em áreas húmidas.

O artigo científico, publicado recentemente na PNAS, aponta que a civilização aumentou o dióxido de carbono atmosférico e o metano devido às queimadas e aos eventos agrícolas que praticavam na altura.

Os cientistas já sabiam que as infraestruturas urbanas e rurais da civilização Maia alteravam os ecossistemas em florestas tropicais. No entanto, no primeiro estudo – que combinou imagens de LIDAR (deteção e alcance de luz) com evidências de escavação e datação de áreas húmidas -, os investigadores descobriram que o complexo de campos húmidos Birds of Paradise, no Belize, é cinco vezes maior do que o descoberto anteriormente. Além disso, encontraram um complexo ainda maior no mesmo país.

Estas descobertas apontam para “impactos antropogénicos, mais intensos e de maior alcance em florestas tropicais de importância global” por parte da civilização Maia. Esta evidência indica um Antropoceno anterior mais extenso, nomeadamente um período em que a atividade humana começou a afetar significativamente o meio ambiente.

Em comunicado, citado pelo Europa Press, Tim Beach, principal autor do artigo científico, adianta que a equipa está “a começar a entender a pegada humana do Antropoceno nas florestas tropicais”.

“Estas redes de grandes áreas húmidas podem ter mudado o clima muito antes da industrialização, e podem ser a resposta para a longa questão de como uma grande civilização da floresta tropical foi alimentada”, rematou o cientista.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Na sequência das recentes notícias, relativas aos critérios e transparência de subsídios municipais :

    1. “Aveiro: Ribau Esteves nega perseguição à ASPEA, assumindo desconforto com posições ‘anti-Câmara’ – 9 Setembro, 2019”
    e
    2- “Aveiro: Edil garante critérios e transparência de subsídios municipais – 25 Julho, 2019”

    Importava que, (ao abrigo do artigo 82º DL n.º 4/2015, de 07 de Janeiro – CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO) requeressem toda a informação sobre os processos em curso relativos aos subsídios dados à “Associação Desportiva de Taboeira”, às obras lá feitas em 2019 e ao terreno do estacionamento que vai ser adquirido pela câmara (dando encapotada mente mais fundos à associação)para depois ser esta a fazer as obras que este espaço “de utilização privada” carece!

    Acontece que foi a CMA cedeu por investimento uma verba para esta associação de 133.628,05 € para “apoiar a construção do novo Complexo Desportivo da Taboeira”. Acontece que as obras foram feitas apenas no edificado e o estacionamento ficou de fora… Agora no final de 2019, o presidente aprovou comprar o terreno do estacionamento da associação, para ser público e então fazer as obras que ficaram por fazer (estacionamento que será usado pelos utilizadores da associação!). Deste modo compra um terreno que não tinha de ser público e faz as obras que deviam ser arcadas pela associação, e por fim paga ainda uma verba pelo preço do terreno à associação em causa! A associação até pode ser meritória de grandes apoios, mas o que está aqui em causa são os critérios de transparências e as aparentes habilidades ilegais que importa investigar!

    https://www.noticiasdeaveiro.pt/aveiro-ribau-esteves-nega-perseguicao-a-aspea-assumindo-desconforto-com-posicoes-anti-camara/

    https://www.noticiasdeaveiro.pt/aveiro-edil-garante-criterios-e-transparencia-de-subsidios-municipais/

    https://www.cm-aveiro.pt/municipio/comunicacao/noticias/arquivo/noticia/contrato-programa-de-desenvolvimento-desportivo-com-a-associacao-desportiva-da-taboeira

    ———————-
    “CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO
    Artigo 82.º
    Direito dos interessados à informação
    1 – Os interessados têm o direito de ser informados pelo responsável pela direção do procedimento, sempre que o requeiram, sobre o andamento dos procedimentos que lhes digam diretamente respeito, bem como o direito de conhecer as resoluções definitivas que sobre eles forem tomadas.
    2 – As informações a prestar abrangem a indicação do serviço onde o procedimento se encontra, os atos e diligências praticados, as deficiências a suprir pelos interessados, as decisões adotadas e quaisquer outros elementos solicitados.
    3 – As informações solicitadas ao abrigo do presente artigo são fornecidas no prazo máximo de 10 dias.
    4 – Nos procedimentos eletrónicos, a Administração deve colocar à disposição dos interessados, na Internet, um serviço de acesso restrito, no qual aqueles possam, mediante prévia identificação, obter por via eletrónica a informação sobre o estado de tramitação do procedimento.
    5 – Salvo disposição legal em contrário, a informação eletrónica sobre o andamento dos procedimentos abrange os elementos mencionados no n.º 2.”

    Cumprimentos,
    (anónimo para evitar represálias recorrentes acontecerem dentro da câmara. em prol da defesa da transparência municipal…)

RESPONDER

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …