Imigrantes já não precisam de esperar por certificado de registo criminal

Mário Cruz / Lusa

A Direção-Geral da Administração da Justiça espera que esta medida possa diminuir as filas de espera nos balcões de atendimento.

Os imigrantes que queiram e precisem do certificado do registo criminal português, para pedir ou renovar a autorização de residência em Portugal, já não precisam de esperar nas filas. Ao tratar do processo no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), basta apenas autorizar o acesso ao registo.

“Quando forem necessárias essas informações sobre antecedentes criminais é o próprio sistema eletrónico do SEF que questiona o registo criminal sobre as informações de que precisa”, explica o subdiretor da Direção-Geral da Administração da Justiça, Jorge Brandão Pires à TSF.

O objetivo é simplificar o processo e reduzir o tempo de espera nos balcões de atendimento dos serviços do registo criminal. “Desta forma, os estrangeiros que têm o seu processo no SEF deixam de ter necessidade de vir buscar um documento numa entidade pública que é para entregar noutra entidade pública”, destaca Jorge Brandão Pires.

Segundo o Público, esta regra já existe na lei, mas é desconhecida de muitos. Por isso, o SEF vai emitir um despacho a relembrá-la, em português e em inglês.

Além dos imigrantes, estavam a ser prejudicados todos os utentes que “quando se deslocavam aos nossos serviços de repente eram confrontados com uma fila enorme de pessoas e uma espera previsível de várias horas”.

Só no primeiro semestre deste ano os serviços emitiram quase 120 mil Certificados para Estrangeiros em Portugal, um número que tem vindo a crescer nos últimos anos.

A Direção-Geral da Administração da Justiça lembra ainda que os cidadãos nacionais com Cartão de Cidadão podem obter o registo criminal eletronicamente no Portal do Registo Criminal Online.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …